Beldroega pode controlar diabetes

 


Do Egito Antigo à atualidade: beldroega pode controlar diabetes e ser consumida em várias receitas.

Segundo relatos históricos, a planta é nativa do norte da África, mas foi naturalizada em todo território brasileiro. Uma das primeiras verduras usadas pelo homem, a beldroega possui um potencial significativo na culinária e na medicina popular.

A beldroega é uma verdura rica em ômega-3, importante ácido graxo para prevenção de infartos e fortalecimento do sistema imunológico, e fonte de vitaminas B e C. Além disso, a planta é conhecida por seus benefícios na medicina popular, sendo usada para tratar diabetes, problemas digestivos e feridas.

Segundo Tanea Garlet, bióloga e especialista em botânica, a planta foi amplamente utilizada na antiguidade por egípcios, gregos e romanos, principalmente na forma de picles em conserva.
Planta rica em ômega-3 e vitaminas B e C pode ser utilizada na forma crua, refogada e em sucos. 

Na medicina popular também é usada para tratar problemas digestivos e cicatrizar feridas.
Toda essa variedade de benefícios para a saúde se deve aos muitos compostos encontrados na planta, como terpenóides, alcaloides, cerebrosídeo, cumarinas e flavonoides, que estão associados com os efeitos farmacológicos múltiplos.

A infusão das folhas tem efeito tônico e depurativo do sangue, ou seja, ajuda a melhorar a vitalidade geral e a saúde, promovendo o bem-estar e a resistência física, e ainda auxilia na eliminação de toxinas e impurezas do corpo.

Recentemente, descobriu-se também suas propriedades antidiabéticas. Isto foi confirmado em modelos animais de diabetes, nos quais foi observada melhora da homeostase da glicose. Em um estudo em humanos com diabetes 2, o uso da Portulaca foi associada a reduções significativas na glicemia pós-prandial, insulina, peso corporal e índice de massa corporal (IMC), juntamente com a melhora do perfil lipídico. Em outro estudo em humanos, as sementes de Portulaca administradas com iogurte foram associadas à redução de peso corporal, IMC, triglicerídeos e pressão arterial, mas reduções significativas nas medidas da homeostase da glicose não foram detectadas.

“Suas folhas e ramos jovens são comestíveis tanto crus como cozidos e têm sido usados na alimentação humana há séculos. A planta pode ser consumida crua em saladas, bolinhos, salteadas, em omeletes e em outras diversas preparações. As sementes podem ser adicionadas em pães”.


A beldroega serve para:

1. Ajudar a controlar a diabetes

Segundo alguns estudos feitos com a planta, foi observado que o consumo do extrato feito com esta planta é capaz de controlar os níveis de açúcar no sangue, já que consegue modular o metabolismo da glicose, além de aumentar a sensibilidade à insulina.

2. Proteger o estresse oxidativo

A beldroega é uma planta rica em substâncias antioxidantes, como galotaninos, ômega 3, ácido ascórbico, quercetina e apigenina, que protegem as células contra o estresse oxidativo causado pelos radicais livres.

Dessa forma, o consumo desta planta pode ser capaz de proteger o corpo contra o envelhecimento precoce, fortalecer o sistema imunológico e até diminuir o risco do surgimento de câncer.

3. Aliviar a inflamação da artrite

Investigações feitas com o extrato de beldroega em laboratório mostraram que a planta é capaz de aliviar a inflamação comum dos quadros de artrite em ratos, apresentando um efeito muito semelhante ao de vários corticoides que são usados para tratar essa condição.

4. Combater infecções bacterianas

Vários estudos feitos com o extrato da planta têm demonstrado ação antibacteriana contra diferentes tipos de bactérias, incluindo Klebsiella pneumonia, Pseudomonas aeruginosa, Streptococcus pyogenes e Streptococcus aureus, mesmo quando as bactérias apresentavam resistência para antibióticos como eritromicina, tetraciclina ou ampicilina.


Faça do seu alimento, o seu remédio, pois o melhor remédio é a prevenção.” Essa é uma frase típica das nossas avós, não é mesmo? E para entender um pouco o que elas queriam dizer é que vamos falar de uma área das plantas que é pouco conhecida, mas que já ajudou muitas pessoas no passado e pode continuar a fazer bem para a saúde.

Com folhas e brotos, flores e sementes, todos comestíveis, tanto crus, quanto cozidos, tem sido usada na alimentação humana desde a antiguidade pelos egípcios e romanos, na culinária e medicina caseira.

As partes dessa planta podem ser consumidas batidas em suco de frutas, cruas em saladas ou refogadas em sopas, no arroz, omeletes, sanduíche natural, etc. Possui alto potencial antioxidante nas folhas frescas, alto teor de magnésio e zinco, e age como neuroprotetora, protegendo células neurológicas de morte e deterioração. Por essas e outras funções está associada à prevenção e melhora da Doença de Alzheimer e Parkinson. Pelas altas concentrações de ômega 3 e ácido ascórbico (vitamina C) se torna um excelente anti-inflamatória.

A beldroega se mostra como combatente de diversos processos inflamatórios, controle do diabetes tipo 2 e colesterol, entre outros problemas de saúde. E o melhor: não possui toxidade.

Em tempos onde tanto se busca pelo alimento saudável, orgânico e local (locavorismo), e com isso promovendo a sustentabilidade, é muito importante identificar e conhecer suas propriedades nutricionais e medicinais para utilizá-las da melhor forma aproveitando todo seu potencial. Pois quanto menor a distância da horta ao estômago, melhor o resultado terapêutico.


Suco Multivitamínico de Beldroega

Ingredientes:

350 g de acerola ou outro fruto de época

35 g de folhas de beldroega

Suco de 1 limão (opcional)

200 ml de água

Uma colher de sopa de açúcar mascavo.

Modo de preparo:

Lavar bem as frutas e as folhas, cortá-las;

Bater no liquidificador;

Coar, adoçar (opcional);

Pingar gotas de limão.

Indicação de uso: Tomar pela manhã




Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Sucos que derrubam colesterol alto e regulam pressão

Plantas e Flores para plantar em Julho

MAIS VISTOS DA SEMANA

Como plantar ora-pro-nóbis

Sucos que derrubam colesterol alto e regulam pressão

Como Cultivar e Cuidar de Vinca-pendente, a rastejante perfeita para decorar

Tapioca de Cuscuz

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Salpicão vegetariano

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)