Conheça o Cacto Palma 🌵

Opuntia cochenillifera (ou: verdura Nopalea cochenilliferaNopalea coccinelliferaCactus cochenilliferus e Cactus cochenillifer) é o nome científico da cactácea forrageira e comestível, de origem mexicana, largamente difundida no Nordeste brasileiro - recebendo o nome genérico de palma (é, ainda, conhecida por: urumbeta, cacto, cacto-de-cochonilha, palma-de-engorda, palma-miúda, palma forrageira, palma-doce, palmatória-doce, nopal, cardo-de-cochonilha, cacto-sem-espinhos).

Seu uso varia desde a alimentação ao gado e humana, paisagístico e cerca-viva, como para a produção de corante natural, extraído de inseto parasita.

Comer cacto pode descer estranho “goela abaixo”? Nem sempre. A palma, muito comum no Sertão nordestino - com a área mais extensa de cultivo do mundo -, é uma planta de deserto e tem o corpo vegetal representado por folhas que se assemelham, a grosso modo, a uma raquete de tênis. Chegou no Brasil pelas mãos dos mexicanos, em 1930, mas foi vista por aqui como comida para animais. Essa cultura, porém, desenvolvida apenas no Brasil, difere da de outros lugares. Os mexicanos, por exemplo, têm a palma presente no cardápio diário e uma prova disso é que ela faz parte da bandeira nacional do país.

O fato de ter chegado às terras tupiniquins como alimento para gado, desenvolveu na maioria dos brasileiros um sentimento de repulsa pela planta que é rica em substâncias que trazem benefícios à saúde humana. “A palma é rica em vitamina A e tem mais caroteno, ferro e cálcio que o tomate, quiabo, pimentão, vagem, chuchu ou couve-flor”, explica o nutricionista Malaquias Batista. Vale a pena lembrar que deficiência de vitamina A, a anemia e o consumo restrito de cálcio são os principais problemas de carência da região Nordeste.

Além dessas propriedades, o especialista avisa que a palma é fonte de fibras, ajudando no bom funcionamento do intestino, reduzindo a absorção de gordura prejudicial. Suas propriedades nutricionais também são capazes de atuar como substância antidiabética e anti-inflamatória. 

“No próprio México, as substâncias da palma são componentes de remédios e o caroteno protege contra o câncer de mama e próstata”

Aos mais curiosos em relação ao alimento, é bom informar também que quase não há restrições para consumo. Apenas não é indicado para crianças muito pequenas, como qualquer outros alimentos que não pode ser consumidos pelos pequeninos. “E é importante ressaltar que das 150 variedades existentes, apenas a nopal cactus e a palma doce é que podem ser digerida em forma de brotos”, alerta o nutricionista. A palma pode ser consumida em forma de verdura, suco, doces e como acompanhamento de outros pratos.

O uso mais insólito do cacto palma, que lhe valeu o nome científico, Opuntia cochenillifera, e o apelido, cacto de cochonilha, é nas indústrias cosmética e alimentícia, como fonte de corante natural. Este parasita, que se acumula em diversas cactáceas, é produtor de uma substância química denominada ácido carmínico. A partir deste elemento, é produzido o corante carmim, bastante utilizado na composição de uma grande variedade de produtos industrializados.



Planta xeromorfa, possui caule cilíndrico e seus ramos (cladódios), conhecidos como palmas (ou raquetes), são achatados, carnosos e em formato oval.

Os ramos (palmas ou cladódios) são os responsáveis pela fotossíntese, uma vez que as folhas foram transmutadas nos espinhos que, nesta espécie, são esparsos e pequenos, e até ausentes.

Seus cladódios são menores que a espécie O. ficus-indica (figueira-da-índia), sendo esta comumente chamada de palma-grande, enquanto a cochenillifera é chamada de palma-pequena.

A floração ocorre durante todo o ano, com preferência ao período de setembro a março. As flores possuem tom avermelhado, com estames longos e róseos. Sua reprodução dá-se por estaquia ou sementes.

Embora a Opuntia cochenillifera seja mais cultivada em áreas externas, em jardins de inspiração desértica, nada impede seu uso na decoração de interiores, plantada em vasos. O importante é que o cacto palma receba o maior número possível de horas de sol direto por dia. Dentro de casas e apartamentos, o vaso deve ficar próximo a uma janela ampla e bem iluminada. Esta é uma planta que vai muito bem em varandas e coberturas ensolaradas. Apenas lembrando que o cacto palma pode atingir grandes proporções, o que pode ser um problema, principalmente para quem mora em apartamento.

Os vasos devem ser grandes e pesados, para que acomodem e sustentem a planta de maneira adequada. Uma boa camada de drenagem deve ser construída no fundo, com pedrisco, argila expandida ou cacos de telha. Por cima, uma manta geotêxtil evita que as raízes entupam os furos no fundo do vaso ou que o substrato escape durante as regas.

O cacto palma aprecia um solo bem drenável, de natureza arenosa, próprio para o cultivo de plantas suculentas. Substratos prontos para o uso podem ser comprados em lojas de jardinagem e garden centers. Caso prefira, o cultivador pode preparar uma alternativa caseira, composta por uma mistura de terra vegetal e areia grossa de construção, em partes iguais. Não há a necessidade da adição de composto orgânico ao solo, uma vez que a Opuntia cochenillifera está adaptada à vida em solos pobres em matéria orgânica.

Uma adubação de manutenção, do tipo NPK, própria para o cultivo de cactos, pode ser aplicada regularmente, sem excessos. Caso o intuito seja estimular a floração do cacto palma, uma formulação mais rica em fósforo pode ser fornecida. A Opuntia cochenillifera pode produzir flores ao longo de todo o ano. No entanto, o pico da floração ocorre durante os meses mais quentes do ano, de setembro a março.
Ainda que seja uma planta extremamente resistente, praticamente indestrutível, o cacto palma possui um inimigo mortal, que é o excesso de regas, principalmente quando cultivado em vasos. É importante que uma nova irrigação somente ocorra quando o solo estiver completamente seco ao toque do dedo. Na dúvida, é sempre melhor postergar a rega, até que se tenha certeza de que não haverá umidade excessiva na terra. Neste sentido, também é aconselhável evitar o uso do pratinho sob o vaso, que acumula a água das regas e prejudica o desenvolvimento das raízes, além de se tornar um criadouro para o mosquito da dengue.

As cochonilhas, que certamente aparecerão para sugar a seiva da Opuntia cochenillifera, podem ser combatidas com inseticidas industrializados, à base de água, próprios para a jardinagem amadora, ou soluções naturais e caseiras, como calda de sabão, óleo de neem ou remoção manual. Eu costumo utilizar este último método, ficando sempre de olho e removendo manualmente qualquer praga que apareça, antes que ela se alastre.

Como bem sabemos, uma grande quantidade de plantas de interior apresenta alguma toxicidade em suas estruturas. Não é o caso do cacto palma, como vimos anteriormente. Neste sentido, ele pode ser cultivado dentro de casas e apartamentos, sem a preocupação de que ingestões acidentais ocorram, por parte de crianças ou animais de estimação. O único cuidado a ser tomado é quanto à variedade a ser cultivada, que pode apresentar mais ou menos espinhos agressivos.

Devido à sua baixa manutenção, extrema resistência e beleza exótica, a Opuntia cochenillifera torna-se uma excelente opção para aqueles que cultivam e colecionam cactos e suculentas. Tudo o que esta planta precisa é de um local espaçoso e bem ensolarado, para que logo transforme-se em um ponto focal de destaque, em qualquer projeto paisagístico, seja ele em áreas externas ou internas.


Plantar cacto palma

Para plantar uma cacto palma, você precisará de:
– 1 cacto palma
– 1 vaso com furos de drenagem
– 1 mistura para plantas cactos
– 1 pedaço de musgo sphagnum

Siga estes passos:
1. Coloque o vaso sobre um pano para evitar que ele seja danificado.
2. Encha o vaso com a mistura para plantas cactos.
3. Coloque o cacto palma no centro do vaso e dê levemente uma espremida no musgo sphagnum para que ele se ajuste à base da planta.
4. Regue a planta e permita que ela drene completamente.
5. Coloque o vaso em um local que receba luz solar direta por pelo menos 4 horas por dia.

Como fazer o Replantio da cacto palma?

Como fazer replantio ou transplante da planta cacto palma

Se você tem uma planta cacto palma em casa, saiba que ela precisa de um transplante a cada dois anos. Isso porque, à medida que a planta cresce, ela acaba ficando grande demais para o seu vaso. E, como toda planta, ela precisa de espaço para se desenvolver.

Por isso, neste post vou ensinar como fazer o transplante ou replantio da sua planta cacto palma. Siga os passos abaixo e garanta o bem-estar da sua plantinha!

1. Escolha um novo vaso

O primeiro passo é escolher um novo vaso para a sua plantinha. Ele deve ser pelo menos 50% maior do que o vasinho atual. Além disso, é importante que ele tenha furos na parte inferior para drenar a água.

2. Coloque uma camada de drenagem

Antes de colocar a plantinha no novo vaso, é importante colocar uma camada de drenagem na parte inferior. Você pode usar pedras ou argila Expandida para isso.

🌵🌵🌵🌵

IMPORTANTE!

🌵🌵🌵🌵

Se a sua casa não tiver muita luz solar direta, escolha um local onde a plantinha possa receber pelo menos 4 horas de luz por dia.

3. Coloque a plantinha no novo vaso

Agora é só colocar a plantinha no seu novo vasinho e preencher com terra vegetal. A terra ideal para cactos e suculentas é uma mistura de areia e terra preta. Depois disso, basta regar bem a plantinha.

🌵Dúvida dos Leitores🌵

1. Como devo regar a planta cacto palma?

Você deve regar a planta cacto palma uma vez por semana, de preferência à noite ou pela manhã. A água deve ser bem drenada para evitar que as raízes da planta fiquem encharcadas.

2. Como posso saber se a planta cacto palma está com sede?

Você pode saber se a planta cacto palma está com sede observando o tamanho das suas folhas. Quando elas começarem a ficar murchas e amareladas, é hora de regar a planta.

3. Qual é a melhor maneira de podar a planta cacto palma?

Você deve usar tesouras afiadas para podar a planta cacto palma. Corte apenas as pontas das folhas e ramos para evitar que a planta fique desequilibrada.

4. A planta cacto palma precisa de muita luz?

A planta cacto palma precisa de pelo menos 4 horas de luz solar direta por dia. Se você morar em um lugar onde o clima é muito quente, é recomendável proteger a planta do sol da tarde.

5. Quais são os cuidados especiais que devo ter com a planta cacto palma durante o inverno?

Durante o inverno, a planta cacto palma precisa de menos água e luz do que nos outros meses do ano. Você também deve mantê-la em um ambiente mais quente, longe do ar condicionado e do ventilador.




Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Salpicão vegetariano

Benefícios do Agrião

Sucos que derrubam colesterol alto e regulam pressão

MAIS VISTOS DA SEMANA

Sucos que derrubam colesterol alto e regulam pressão

Beldroega pode controlar diabetes

Salpicão vegetariano

Pimenta para tratamento de artrite reumatóide e psoríase

Benefícios do Agrião

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Salpicão vegetariano

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)