O que é hipotireoidismo, sintomas, tratamento e que alimentos você deve evitar
Hipotireoidismo, o que é?
O hipotireoidismo é uma das doenças endócrinas mais comuns e é caracterizado pela baixa atividade da tireóide, que faz com que esta produza menos hormônios do que o que é necessário para o funcionamento ideal de todas as funções do corpo.Esta alteração é mais comum em mulheres com mais de 50 anos de idade, que tenham familiares próximos com hipotireoidismo, que já tenha retirado uma parte ou toda a tireoide ou que tenha recebido algum tipo de radiação na cabeça ou no pescoço.
O hipotireoidismo subclínico ocorre quando a pessoa possui T4 normal e TSH alto, o que normalmente, não gera sintomas e só é descoberto num exame de sangue.
A causa mais comum de hipotireoidismo é a Tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune, onde os anticorpos começam a atacar a glândula tireoide, como se ela fosse nociva ao próprio corpo.
A tireoidite de Hashimoto é uma doença auto-imune caracterizada por uma inflamação da tireoide, que leva ao hipertireoidismo que frequentemente é seguido por um hipotireoidismo.
Na tireoidite de Hashimoto o corpo produz anticorpos que atacam a tireoide e isso pode acontecer em qualquer fase da vida. A doença começa com um aumento indolor da glândula ou com uma sensação de bola no pescoço, que não causa nenhuma dor à palpação.
É comum os doentes com tireoidite de Hashimoto apresentarem outros distúrbios endócrinos como, diabetes tipo 1, mau funcionamento da glândula adrenal ou outras doenças auto-imunes como anemia perniciosa, artrite reumatoide, síndrome de Sjögren, doença de Addison ou lúpus, e outras como déficit de ACTH, câncer de mama, hepatite e presença de H. Pylori.
Lista com 123 Sintomas Físicos e Mentais do Hipotireoidismo

Comentários
Postar um comentário