Como aliviar rinite para dormir? bebidas que podem ajudar a aliviar os sintomas

A rinite é uma inflamação que atinge a mucosa no interior das narinas, nos dutos que aquecem, umidificam e filtram o ar inalado. Quado o tecido é exposto a corpos estranhos, agentes irritantes ou microrganismos agressores, o sistema imune pode inflamar o local para combater essas ameaças. Contudo, é esse mesmo processo que causa os principais sintomas respiratórios.

O processo funciona da seguinte forma: ao perceber sinais de alerta, a reação imunológica dilata os vasos sanguíneos na mucosa nasal. Isso permite um maior fluxo de sangue no local, que também transporta anticorpos e outras células de defesa.

O problema é que, devido ao inchaço, a passagem de ar acaba obstruída, causando a sensação de nariz entupido. Simultaneamente, a superfície da mucosa fica sensibilizada, ressecada e irritável, tanto por ação do agressor quanto do próprio organismo.

Para amenizar a situação, tentar proteger o tecido e somar esforços para combater o que estiver causando tanto problema, o corpo aumenta a produção de secreção no trato respiratório, dando início à coriza.

A rinite tende a piorar à noite por uma soma de fatores. Isso porque, nesse período, o corpo fica mais propenso a sofrer reações inflamatórias, uma vez o organismo fica exposto a mais alérgenos (devido ao ambiente fechado do quarto). Além disso, a obstrução nasal passa a incomodar mais, devido à posição de descanso e presença de catarro nas vias aéreas.

Durante o dia, os hormônios liberados produzem reações anti-inflamatórias que ajudam a manter o funcionamento normal do organismo. Porém, esse processo não pode ser mantido 24 horas por dia. Assim, ao anoitecer, é natural ficar mais suscetível a reações alérgicas.

Esse cenário pode piorar caso o quarto fique fechado o dia todo. Isso gera um acúmulo de poeira e outros agentes irritantes, aumentando sua exposição a eles.

Assim, a pessoa fica mais suscetível a sofrer mais com as alergias pouco antes de ir dormir e, consequentemente, o sono fica bastante prejudicado. Afinal, sintomas como coriza, congestionamento e coceira no nariz atrapalham o conforto, causam inquietação e afetam a cadência respiratória.


Sugestões simples melhoram a coriza, os espirros e os olhos lacrimejantes


Para aliviar os sintomas, a nutricionista de saúde pública britãnica Frankie Philips sugere cinco bebidas simples que você pode fazer em casa e que podem ajudar com os sintomas da rinite, como coriza, espirros e olhos lacrimejantes.

  1. Suco de laranja: a vitamina C é um anti-inflamatório natural e o suco de laranja 100% natural é uma ótima fonte dela. Um copo de 150 ml de suco de laranja puro fornece mais de 80% da sua necessidade diária de vitamina C de uma só vez;
  2. Chá de camomila: Estudos mostram que beber chá de camomila pode aumentar os níveis do anti-inflamatório hipurato, o que pode ajudar com a inflamação no sistema imunológico causada pela exposição a alérgenos.
  3. Chá de hortelã-pimenta: A exposição à histamina pode causar inchaço no corpo, pois ela tenta eliminar os alérgenos. Beber chá de hortelã-pimenta pode ajudar a diluir o muco, o que significa que é um descongestionante natural que pode ajudar com o nariz entupido. Alguns pacientes também acham que o vapor de uma xícara de chá pode ajudar a aliviar a congestão.
  4. Suco de abacaxi: Outro suco rico em vitamina C, que também possui bromelina — enzima que possui propriedades anti-inflamatórias naturais, tornando-a ótima para quem sofre de alergias. A bromelaína também ajuda o corpo a combater a inflamação e pode auxiliar nos sintomas da rinite alérgica, como inchaço e problemas respiratórios.
  5. Shot de gengibre: Ingredientes como o gengibre podem amenizar os sintomas da sinusite – e também podem ser úteis para aliviar os sintomas da rinite alérgica. Age como um anti-inflamatório, ao mesmo tempo que fortalece a imunidade, ajudando a reduzir a inflamação.

  6. Frankie Phillips explica que a rinite alérgica está associada a níveis elevados de marcadores inflamatórios. Como evidências de revisões científicas sugerem que beber suco de fruta natural reduz a concentração de alguns marcadores inflamatórios, faz sentido incluí-los na dieta, pois é uma maneira saborosa e agradável de ajudar a manter a inflamação sob controle.

Para finalizar o post, separamos 7 dicas práticas de como aliviar a rinite para dormir tranquilo. Confira:


1. Limpeza do ambiente e cuidados durante a faxina

O primeiro passo é manter o quarto limpo e bem cuidado. A poeira, o pólen e o pelo de animais são os principais vilões nessas horas. Para evitá-los, é recomendado utilizar um pano úmido para remover o excesso de partículas do chão e dos móveis.

Ao longo do dia, pode ser interessante abrir o ambiente para ventilar e renovar o ar um pouco. Essa prática também ajuda a reduzir a concentração de alérgenos no local.

Se você é o responsável por essa limpeza diária, utilize uma máscara de proteção para não inalar partículas suspensas no ar durante a faxina.

2. Cuidados com a roupa de cama

A roupa de cama deve ser trocada com frequência, por estar sujeita ao acúmulo de poeira, células mortas e outras micropartículas potencialmente irritantes. Além de preferir tecidos hipoalergênicos e lavar as peças com sabão neutro, é uma boa ideia usar capas protetoras, especialmente para os travesseiros.

3. Qualidade do ar

O clima seco e frio diminui a qualidade do ar e favorece irritações. Essas condições deixam a mucosa ressecada e vulnerável. Para reverter o cenário, é interessante evitar ambientes climatizados ou pelo menos mantenha os aparelhos de ar-condicionado limpos e bem cuidados.

Outra opção interessante é o uso de umidificadores de ar, para proteger a mucosa nasal e deixar o ambiente mais agradável.

4. Lavagem nasal

A lavagem nasal com soro fisiológico ou solução salina é uma boa ideia para combater o catarro, limpar as vias aéreas e respirar com mais facilidade. Basta inclinar a cabeça horizontalmente e aplicar a solução na narina que ficou para cima, de modo que o líquido escorra pelo duto nasal de um lado para o outro.

Repita o processo invertendo os lados e, em poucos minutos, já deve conseguir puxar o ar com mais tranquilidade.

5. Consumo de bebidas quentes e nebulização

Ao beber chás ou tomar uma sopa, por exemplo, o vapor quente pode ser inalado, ajudando a relaxar e limpar as vias respiratórias. Ao mesmo tempo, esses alimentos aliviam a irritação na garganta, diminuindo gatilhos para crises alérgicas.

Um efeito superior pode ser obtido ao utilizar aparelhos nebulizadores, também chamados de inaladores. Eles funcionam com soro fisiológico e produzem uma névoa que, ao ser inalada, auxilia na desobstrução e proteção do trato respiratório.

6. Melhor posição para dormir com rinite

A melhor posição para dormir com rinite é sobre o lado esquerdo e com a cabeça elevada em relação ao resto do corpo. Ficar de barriga para cima e totalmente na horizontal pode fazer o escarro incomodar mais, sem falar que as vias aéreas podem acabar se comprimindo.

Assim, virar para a esquerda e com a cabeça mais alta facilita a passagem de ar, além de evitar o desconforto causado pelo refluxo e queimação estomacal.

7. Uso de antialérgicos

A rinite alérgica pode não ter cura, mas pode ser controlada. Existem medicamentos que servem para interromper as crises ou que ajudam a evitá-las. Por isso, é recomendado conversar com seu médico e verificar a possibilidade de obter um tratamento preventivo, para promover aumento da qualidade do sono.



Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Chás e Sucos Para Desintoxicar o Fígado

Chás que Combatem a Infecção Intestinal

MAIS VISTOS DO MÊS

Benefícios do Agrião

Salpicão vegetariano

Desintoxicação Pelos Pés Com Alho

Planta para diabete - Saião para diabetes tipo 2? O poder das plantas medicinais para tratar essa e outras doenças

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Salpicão vegetariano

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)