Plantas Medicinais e Receitas Caseiras no Controle da Rinite Alérgica

 A rinite é uma doença inflamatória das mucosas do nariz, causada quando o nosso sistema respiratório entra em contato com substâncias tóxicas e irritantes que podem prejudicar o funcionamento dos pulmões. Entre os sintomas mais comuns, estão o nariz entupido, coriza (nariz escorrendo), espirros, coceira e diminuição da capacidade de sentir cheiro.

Para tratar o problema, é preciso diferenciar a origem do quadro. Isso porque existe a rinite não alérgica, provocada por infecções causadas por vírus, bactérias ou fungos, medicamentos, hormônios e por problemas de saúde, como o refluxo gastroesofágico.
Já a rinite alérgica, como o nome explica, acontece quando o organismo reage ao entrar em contato com determinadas substâncias consideradas estranhas. É o caso, por exemplo, de poeira ou pólen de algumas flores.

Talvez você associe a primavera com a ocorrência das alergias respiratórias como a rinite alérgica, mas é no verão que os sintomas como coriza, coceira e dificuldade para sentir cheiros podem se manifestar com mais intensidade.

Isso ocorre porque, nesta época, o ar seco do ar condicionado, as mudanças de temperatura e a chegada a lugares como as casas de praia, que ficaram fechadas por muito tempo, com alta concentração de ácaros, favorecem os espirros e a sensação de desconforto.

Essa sensação pode ser experimentada por cerca de 30% dos brasileiros que sofrem de doenças respiratórias como a rinite alérgica, de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai). Se você é uma destas pessoas, os sintomas podem aparecer durante todo o ano, mas tendem a se intensificar na estação mais quente. Por isso, preparamos algumas formas de amenizar a  sensação de desconforto. Fique atento às dicas caseiras para combater a rinite alérgica:


Entre os alimentos que mais se destacam no combate à rinite estão o gengibre, a cúrcuma (açafrão-da-terra), o alho, a cebola, a hortelã, o alecrim e a sálvia. Esses ingredientes possuem compostos que reduzem a inflamação das vias aéreas, estimulam o sistema imunológico e ajudam a eliminar secreções. Alguns, como o gengibre e a cúrcuma, também têm efeitos antioxidantes poderosos, que protegem o organismo contra as reações alérgicas.

gengibre é uma raiz rica em gingerol, um composto com ação anti-inflamatória e descongestionante.
cúrcuma é uma raiz semelhante ao gengibre, mas com cor alaranjada intensa e potente ação anti-inflamatória.
alho possui alicina, uma substância natural com propriedades antimicrobianas e imunoestimulantes.
cebola contém quercetina, um flavonoide com propriedades anti-histamínicas e anti-inflamatórias que ajudam a reduzir os sintomas da rinite.
hortelã, o alecrim e a sálvia são ervas muito eficazes para aliviar sintomas de rinite, graças às suas propriedades expectorantes, anti-inflamatórias e descongestionantes.

Além disso,

Realize a lavagem nasal

A técnica é bastante comum em bebês e crianças, mas traz benefícios a todas as idades. A lavagem nasal umidifica a mucosa, reduzindo o espessamento do muco e da secreção e facilitando a remoção de vírus, bactérias e agentes causadores de alergias e infecções respiratórias. Ela deve ser realizada com uma seringa de pelo menos 10 ml e soro fisiológico em temperatura normal ou morna (nunca gelada). Depois, pressione o êmbolo da seringa na narina, de forma contínua e lenta, fazendo o líquido ser direcionado para a cavidade nasal e sair pela outra narina de maneira adequada.

A dica para fazer a lavagem nasal é deixar a boca aberta, inclinar um pouco a cabeça para o lado contrário ao do nariz que está sendo higienizado e trancar a respiração durante a lavagem, que dura segundos. Em seguida, repita o processo no outro lado. Além de ajudar na descongestão, a limpeza adequada ajuda a aliviar o ressecamento das vias aéreas. Caso haja secreção, ela será eliminada mais facilmente. A prática diária reduz a irritação da mucosa e proporciona maior conforto respiratório para quem sofre com a rinite alérgica.

Tome água para manter o corpo hidratado

Você provavelmente já sabe que beber a quantidade adequada de água todos os dias mantém o organismo hidratado. Se você está passando por uma crise de rinite alérgica ou quer evitar que ela se instale, o consumo do líquido é ainda mais importante. Ele vai ajudar as mucosas dos pulmões e das vias aéreas superiores a funcionarem melhor. Alie essa prática às outras dicas desse texto. Uma boa maneira de saber quanta água ingerir por dia é pensar em 35 ml por cada quilo do seu peso. Assim, se você pesa 60 quilos, por exemplo, deverá consumir 2,1 litros de água ao longo de cada dia.

Utilize um nebulizador

O nebulizador é um utensílio interessante para aliviar os sintomas da rinite alérgica. Muitas famílias têm em casa esse pequeno aparelho que pode ser aliado para umidificar as secreções localizadas nas vias aéreas, facilitando a respiração e proporcionando alívio da congestão nasal. A inalação pode ser realizada com soro fisiológico, durante 20 minutos, diariamente, para ajudar na redução dos sintomas da rinite.

Faça inalação com chás

Se você não tiver um aparelho nebulizador em casa, uma boa alternativa é fazer uma inalação caseira com chás como o de eucalipto e tomilho. Ambas as plantas têm propriedades que ajudam a diminuir a inflamação das mucosas e amenizar os sintomas comuns da rinite alérgica. Coloque um litro de água fervente sobre dois punhados de eucalipto ou de tomilho em um recipiente amplo e deixe descansar por cinco minutos. Depois, aspire o vapor de cinco a 10  minutos.

Beba infusões que amenizam as crises

A natureza tem ingredientes com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a combater os sintomas da rinite alérgica. Os chás de tomilho, hortelã-pimenta e a mistura de gengibre e alho são aliados no combate aos sintomas como coriza, coceira e congestionamento nasal. Para o chá de tomilho, coloque dois ramos da planta em um litro de água fervente e deixe agir por 10 minutos. Seis folhas de hortel- pimenta rendem 150 ml de chá: basta acrescentar água fervente sobre as folhas picadas e deixar descansar por sete minutos. Se preferir, descasque e corte ao meio três dentes de alho. Depois, ferva com água e acrescente o gengibre ao retirar do fogo. Mas atenção: evite o consumo de gengibre se você utiliza anticoagulantes, pois o ingrediente pode interferir no seu tratamento.

Outras formas de manter o lar distante dos alérgenos 

  • Realize a limpeza do ambiente com pano úmido, principalmente no chão;
  • Evite usar espanador e vassoura, o que pode espalhar poeira;
  • Evite usar carpetes e tapetes;
  • Utilize uma cortina de fácil higienização, com material lavável ou persiana para limpar com pano úmido;
  • Faça a limpeza do filtro do ar-condicionado no tempo adequado (a cada semana, com troca anual);
  • Evite ventiladores, especialmente de teto, que acumulam muita sujeira e dificultam a limpeza;
  • Se não puder evitar, prefira ventiladores de pé, e não coloque-o em direção a cabeça;
  • Higienize as hélices dos ventiladores semanalmente;
  • No caso de pacientes com rinite alérgica, utilize máscara para limpar os ambientes.

===============================================================

Você já testou alguma dessas receitas caseiras contra a rinite alérgica? Conte pra gente nos comentários! E compartilhe se tiver mais dicas naturais para amenizar os sintomas de desconforto provocados por ela.





Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Salpicão vegetariano

O alimento da bíblia que combate o colesterol alto, fornece cálcio e reduz o açúcar no sangue

MAIS VISTOS DA SEMANA

Salpicão vegetariano

O alimento da bíblia que combate o colesterol alto, fornece cálcio e reduz o açúcar no sangue

Benefícios do Agrião

Sucos que derrubam colesterol alto e regulam pressão

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Salpicão vegetariano

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)