É rinite alérgica, resfriado ou gripe? Descubra a diferença!
Na dúvida se está com rinite ou gripe?
Não se preocupe, vamos explicar qual a diferença entre essas doenças, listar os principais sintomas e indicar a maneira ideal de tratar cada uma delas.
Muitas doenças respiratórias compartilham sintomas e tendem acontecer com maior frequência durante os meses mais frios e secos do ano. Tanta similaridade costuma confundir e dificultar a busca por um tratamento adequado.
Veja a seguir o que é a gripe, o que é a rinite e qual a diferença entre elas. Continue lendo! 💦
A rinite é um processo de inflamação e irritação que acontece nas mucosas nasais.
Podemos considerá-la uma reação do nosso organismo a algum fator desencadeador da inflamação.
Dentre os tipos existentes de rinite, suas classificações são comumente conhecidas como:
Infecciosa: quando é causada por alguma bactéria, vírus ou fungo;
Vasomotora: quando é influenciada pelas alterações climáticas;
Atrófica: quando passa a ser considerada uma rinite crônica;
Medicamentosa: quando há uso excessivo de medicamentos de via nasal, sem orientação médica, desencadeando o problema;
Alérgica: quando há contato com um alérgeno.
A rinite alérgica é a mais comum, e o tipo que iremos abordar ao decorrer do conteúdo.
O processo da rinite alérgica começa logo após o primeiro contato com algum tipo de alérgeno, como: poeira, mofo, pólen, ácaro, pelo de animais domésticos e até mesmo ao cheiro de algum produto químico.²
Ou seja, quando entramos em algum ambiente que há a presença forte de algum desses fatores, instantaneamente, o nosso sistema imunológico responde com os sintomas de rinite.²
Quais os sintomas de rinite alérgica?
Agora que você já conhece quais são os tipos de rinite, deve saber que os sintomas são bem parecidos em todos os tipos. Entre os principais, podemos citar:²
Coriza;
Obstrução nasal;
Espirros constantes;
Coceira na região dos olhos, nariz, ouvido e garganta;
Olhos lacrimejantes.
Esses sintomas são semelhantes a outras condições que atacam o sistema respiratório. Por isso, é comum que as pessoas fiquem em dúvida se é um quadro de rinite ou gripe, por exemplo.
O que é gripe?
Agora que você já conhece os sintomas de rinite alérgica, deve ter reparado que eles se parecem com um quadro gripal, não é?
Nessas horas, você deve ter se perguntado “como saber se estou com gripe ou rinite”? Calma que nós vamos te ajudar.
A gripe é uma infecção causada pelo vírus da Influenza que atinge todo o sistema respiratório. Ela é contagiosa, e geralmente seus sintomas aparecem de forma repentina, durando por alguns dias.
Quais são os sintomas da gripe?
De forma rápida e intensa, os principais sintomas são:
Dor no corpo (musculares);
Dor de cabeça;
Dor de garganta;
Tosse;
Mal-estar.
Cansaço;
Perda ou falta de apetite;
Febre alta.
Identificar a diferença entre gripe e resfriado, porém, não é uma missão simples. Isso porque ambas são infecções causadas por vírus e que compartilham sintomas parecidos. Em geral, a gripe é pior do que o resfriado e possui sintomas mais intensos. Além disso, os resfriados geralmente não resultam em problemas de saúde graves, como pneumonia.
Uma boa forma de se identificar a diferença entre alergia e resfriado é observando o tempo de duração dos sintomas. A alergia se estende por mais tempo que o resfriado, que dura no máximo cinco dias.
Qual a diferença de rinite para gripe?
Bom, agora que você já sabe o que é gripe, rinite, e quais são os sintomas de cada um, fica um pouco mais fácil de diferenciá-los, certo?
Em geral, a principal diferença entre elas é a febre. Enquanto a gripe causa febres altas, em uma rinite alérgica esse sintoma não é comum.
Alguns outros fatores, como a secreção nasal, pode ajudar no diagnóstico para saber com qual dos dois probleminhas você está lidando. Ou seja, pode indicar se você está com rinite ou gripe.
A secreção nasal da rinite é incolor e líquida, enquanto a da gripe geralmente tem a consistência mais grossa e com coloração puxada para o tom de verde ou amarelo.
Outra diferença entre elas é a duração do quadro.
A rinite afeta apenas as mucosas nasais e pode ser controlada em algumas semanas, enquanto a gripe, como falamos, atinge todo o nosso sistema respiratório e dura entre sete a dez dias.
Como tratar a rinite e a gripe?
Em ambos os casos, o tratamento visa aliviar os sintomas e diminuir o desconforto causado por eles. Para a gripe, esse processo visa preservar o organismo para que o próprio sistema imunológico promova a cura.
Nesse caso, é indicado fazer repouso absoluto, beber bastante líquidos e manter uma dieta leve e nutritiva, composta por sopas, caldos e canjas. Além disso, banhos com água morna podem ajudar a controlar a febre.
Também é indicado o uso de medicamentos, principalmente com ação antitérmica e analgésica. Muitos deles também possuem componentes com efeito anti-histamínico e anti-inflamatório, ajudando a aliviar a congestão nasal, coriza e inflamação na garganta.
Para a rinite, além do uso de anti-histamínicos para aliviar a reação alérgica, também é possível usar descongestionantes nasais e corticoides. Além disso, manter o ambiente limpo e ventilado, retirando itens que acumulam poeira, é uma medida importante.
Por fim, lavar as narinas com solução salina ou soro fisiológico ajuda a retirar possíveis alérgenos do local e ajudar o organismo a controlar a inflamação.
Comentários
Postar um comentário