Flor Amarílis - Qual Terra e Adubo Usar Para Cultivo
- Irrigação: “a amarílis precisa ser mantida levemente úmida, porém ela não tolera o encharcamento do solo”. O ideal é realizar regas apenas quando o substrato estiver seco.
- Adubação: recomenda-se húmus de minhoca ou adubo industrializado. “A adubação pode ser feita 1 vez por semana ou de 15 em 15 dias”.
- Cultivo: “a amarílis aprecia um substrato bem drenável, poroso e rico em matéria orgânica”. Para o plantio em vaso, indica-se o uso de ⅔ de terra vegetal, ⅓ de húmus de minhoca e ⅓ de perlita.
- Luminosidade: “a espécie aprecia o sol pleno, de preferência o sol da manhã. O ideal é que ela receba pelo menos 4 horas de luminosidade por dia”.
- Floração: a planta floresce uma vez por ano, durante a primavera. Para garantir o florescimento, é preciso que ela receba adubo de qualidade, solo fértil e boa iluminação.
- Mudas: É possível fazer mudas de amarílis por meio dos bulbos da planta. Para isso, basta cortá-los em até 4 pedaços e plantá-los em um solo composto de vermiculita. O substrato precisa ser mantido em um ambiente escuro e com boa umidade.
Poucos botões florais são mais fáceis de cultivar que amarílis – e poucas florescem com maior exuberância e beleza. Apenas plante a lâmpada em bom solo, regue regularmente e forneça luz indireta. Uma estaca de apoio é útil para manter as flores na vertical, mas pouco mais é necessário. A maioria das variedades começará a florescer de seis a oito semanas após o plantio; alguns podem levar até dez semanas.
Brotando de grandes bulbos, as plantas são celebradas por seus talos altos, cada um coberto por quatro ou mais grandes flores em forma de trombeta em tons de branco, rosa, vermelho, laranja, amarelo ou verde pálido. Logo, folhas parecidas com estrias aparecem com ou após as flores.
Deve-se replantar os bulbos das amarílis assim que as folhas comecem a brotar acima da superfície do bulbo, nunca antes da brotação. Os requisitos de fertilizantes e adubos não são particularmente especiais; praticamente qualquer fertilizante líquido ou de ação lenta que tenha uma relação NPK de 10-10-10 pode ser utilizado. Se estiver usando um fertilizante de liberação lenta, aplique a cada 3-4 meses. Ao usar um fertilizante líquido, alimente a planta 2-4 vezes por mês.
Se você quiser continuar a cultivar sua amarílis em vez de jogar o bulbo no composto, remova a flor assim que ela começar a desbotar. Corte a haste logo acima do bulbo para remover a flor. Para que a planta volte a florescer forçando o bulbo, a amarílis precisa de um período de dormência. Para forçar o bulbo a florescer, pare de regar e adubar por 8 a 10 semanas e coloque o bulbo em uma área escura e fria. Não fertilize durante este período, mas dê ao bulbo acesso a água e luz, como de costume. O bulbo armazenado contém toda a “comida” ou adubo que seu amarílis precisa para brotar e florescer. Se você decidir manter o seu amarílis para rebrotar no próximo ano, você precisa fertilizá-lo como faria com qualquer planta de casa.
Comentários
Postar um comentário