Por que os gatos passam em qualquer "buraco"?

 


Você já parou para pensar em como os gatos conseguem entrar em espaços tão pequenos? A complexidade desses animais já intrigou tanto a comunidade científica, que diversos estudos se propuseram a desvendar algumas dessas características marcantes.

O artigo publicado na revista iScience foca principalmente em saber se os gatos têm consciência de seus próprios corpos. Na ocasião, os animais foram colocados em um ambiente fechado, sendo que a parte inferior de um batente de porta foi coberta com um pedaço grosso de papelão.

A ideia, aqui, era que os gatos só conseguissem passar por um buraco retangular cortado no material. Os felinos sentavam-se de um lado, e seus donos os chamavam com brinquedos ou guloseimas do outro.

Ao todo, 30 gatos mostraram sinais de consciência do tamanho do corpo. Quando os buracos no papelão foram cortados em uma altura e largura confortáveis, os gatos passaram sem hesitação. Quando a largura permaneceu confortável, mas a altura começou a diminuir, no entanto, os gatos começaram a hesitar.

Só que os gatos continuaram mesmo após a hesitação inicial, e então se empurraram através da abertura, mesmo quando era uma fenda com apenas metade de sua altura. Levando em consideração que esse mesmo estudo foi feito antes com cães, os pesquisadores notaram que “ao contrário dos cães, os gatos nunca param de tentar”.

Quando o grupo encolheu apenas a largura da abertura, mantendo a altura confortável, os resultados foram ainda mais intrigantes, porque não importava o quão estreito o retângulo ficasse: os felinos nunca hesitaram.

"Não houve nenhuma desaceleração enquanto eles se espremiam. Eles não usam a consciência corporal neste caso.

A chave para a capacidade dos gatos de se infiltrar em pequenos lugares como fluidos através de pequenas lacunas é sua cintura escapular. Nos humanos, a cintura escapular é composta pelas omoplatas e as clavículas, mas as omoplatas dos gatos estão presas ao resto do corpo apenas por músculos e não por ossos.

O mesmo vale para as clavículas dos gatos, que também são muito menores em comparação com o resto do corpo. Essas características anatômicas ajudam os gatos a se espremerem através de aberturas apertadas. Segundo os especialistas,trata-se de uma vantagem evolutiva ao caçar presas pequenas, como ratos. Isso também ajuda os felinos a se esconder e escapar de predadores em potencial.

O gato tem osso, só não tem o osso da clavícula, e existem várias curiosidades envolvendo o sistema esquelético e muscular desses animais. Se quer saber quantos ossos tem um gato, a resposta é em torno de 244 ossos. Esse número pode variar de animal para animal, pois depende de muitos fatores como a idade, sexo e tamanho da cauda. Aliás, uma outra curiosidade é que o rabo de gato é considerado uma extensão da coluna vertebral. Logo, gatos que têm um rabo maior costumam ter mais ossinhos, e gatos com uma cauda menor - como o gato Manês - têm menos. Esse número de ossos do rabo pode variar entre 18 e 24.

Além disso, os bigodes dos gatos também os ajudam a se espremer pelos espaços. Acontece que, conforme apontam os especialistas, a base de cada bigode é repleta de terminações nervosas, fornecendo aos gatos um sistema de navegação altamente sensível que transmite uma grande quantidade de informações sobre seus arredores.

Por fim, os especialistas explicam que os gatos geralmente optam por se esconder em espaços pequenos, como debaixo da cama, quando se sentem estressados ​​ou assustados, pois isso os ajuda a se sentir mais seguros e protegidos.

Tudo tem a ver com o instinto selvagem dos felinos: apesar de serem predadores de pequenos animais, eles são vistos como presas por outras espécies.

Mesmo que eles não vivam mais na natureza selvagem e não sejam caçados dentro de casa, o instinto de preservação às vezes fala mais alto e eles buscam pequenas tocas para se esconder. O hábito de se esconder nesses lugares também facilita a caça de presas encontradas na natureza. É por isso que é tão comum ver os felinos se contorcendo para entrar em caixas de papelão e outros espaços menores - e isso, inclusive, é considerado um tipo de enriquecimento ambiental para gatos.



Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Salada de Manga

Benefícios do Agrião

Tapioca de Cuscuz

MAIS VISTOS DA SEMANA

Salada de Manga

Pimenta no Controle da Circulação Sangüínea

Benefícios do Agrião

Tapioca de Cuscuz

Receitas com Café

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Salpicão vegetariano

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)