Benefícios da Hortelã e Como Fazer o Chá


A hortelã é uma das plantas mais conhecidas e utilizadas do mundo. Suas propriedades medicinais, sabor e aroma incorporam receitas, medicamentos, sucos e chás, além de óleos essenciais serem extraídos dela.

Um de seus usos comuns, que é repleto de benefícios, é na forma de chá. As folhas da hortelã são ricas em antioxidantes, ácido fólico e vitaminas como A, B6, C, E e K, por isso, o chá possui propriedades digestivas, antiinflamatórias, antioxidantes, descongestionantes e analgésicas, podendo ser consumido puro ou acompanhado de outras especiarias, como gengibre, e até mesmo ser adoçado com mel.

HORTELÃ OU MENTA? QUAL A DIFERENÇA?


Ainda que as plantas pertençam ao mesmo gênero (Mentha), são duas espécies diferentes. Portanto, para simplificar, o melhor é experimentar, já que o sabor muda.

Enquanto a hortelã é mais forte e ardida, com folhas estreitas e pontiagudas, a menta é suave e tem folhas mais alargadas.

De acordo com a Cartilha de Plantas Medicinais do SUS, o chá de hortelã auxilia na digestão. Além disso, ele também atua no tratamento de parasitoses intestinais, bem como das diarreias causadas por ameba ou giardíase. Para isso, é preciso seguir a indicação de uso:

Alguns benefícios da hortelã:

Regulação do colesterol: A hortelã auxilia na redução do colesterol LDL, contribuindo para a saúde cardiovascular.

Alívio respiratório: Compostos como ácido ascórbico e mentol na hortelã ajudam a aliviar sintomas de asma, congestão nasal, rinite e sinusite.

Aumento da concentração: O chá de hortelã promove mais disposição e agilidade mental, sendo ideal para momentos de estudo ou concentração.

Redução de cólicas menstruais: O efeito relaxante da hortelã também beneficia a musculatura uterina, aliviando cólicas menstruais.

Melhora digestiva: O chá de hortelã alivia gases, cólicas, azia e refluxo, melhorando a produção de secreções digestivas e relaxando o intestino.

Propriedades antibacterianas: A hortelã combate bactérias no trato digestivo e na boca, prevenindo halitose e infecções.

Alívio de estresse e ansiedade: O mentol presente na hortelã promove relaxamento, diminuindo estresse, ansiedade e dores musculares.

Alívio de dores de cabeça e enxaquecas: O chá de hortelã atua como vasodilatador, melhorando a circulação e aliviando dores de cabeça.

Potencial anticâncer: Estudos preliminares sugerem que o extrato de hortelã pode ter propriedades anticâncer, porém mais pesquisas são necessárias para confirmar esses benefícios.

Como fazer chá de hortelã




Fazer o chá de hortelã é fácil. 
Você pode comprar saquinhos de chá, plantar a erva no quintal ou comprar a granel.
Ferva 2 xícaras de água;
Desligue o fogo e adicione uma colher de sopa de folhas de hortelã;
Tampe por 5 minutos;
Coe o chá e beba.




Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bolo de milho low carb é sem açúcar e muito fácil de fazer

Pitomba - uma fruta nativa, rica em benefícios e boa para o intestino

Receita de Ora Pro Nobis Refogado e Seus Benefícios

MAIS VISTOS DA SEMANA

Arroz Simples Natalino

Salpicão vegetariano

Receita de Ora Pro Nobis Refogado e Seus Benefícios

Controle a Diabete Com a Alimentação - Dieta Para Diabéticos

Benefícios do Caroço do Abacate

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Salpicão vegetariano