Benefícios da Hortelã e Como Fazer o Chá


A hortelã é uma das plantas mais conhecidas e utilizadas do mundo. Suas propriedades medicinais, sabor e aroma incorporam receitas, medicamentos, sucos e chás, além de óleos essenciais serem extraídos dela.

Um de seus usos comuns, que é repleto de benefícios, é na forma de chá. As folhas da hortelã são ricas em antioxidantes, ácido fólico e vitaminas como A, B6, C, E e K, por isso, o chá possui propriedades digestivas, antiinflamatórias, antioxidantes, descongestionantes e analgésicas, podendo ser consumido puro ou acompanhado de outras especiarias, como gengibre, e até mesmo ser adoçado com mel.

HORTELÃ OU MENTA? QUAL A DIFERENÇA?


Ainda que as plantas pertençam ao mesmo gênero (Mentha), são duas espécies diferentes. Portanto, para simplificar, o melhor é experimentar, já que o sabor muda.

Enquanto a hortelã é mais forte e ardida, com folhas estreitas e pontiagudas, a menta é suave e tem folhas mais alargadas.

De acordo com a Cartilha de Plantas Medicinais do SUS, o chá de hortelã auxilia na digestão. Além disso, ele também atua no tratamento de parasitoses intestinais, bem como das diarreias causadas por ameba ou giardíase. Para isso, é preciso seguir a indicação de uso:

Alguns benefícios da hortelã:

Regulação do colesterol: A hortelã auxilia na redução do colesterol LDL, contribuindo para a saúde cardiovascular.

Alívio respiratório: Compostos como ácido ascórbico e mentol na hortelã ajudam a aliviar sintomas de asma, congestão nasal, rinite e sinusite.

Aumento da concentração: O chá de hortelã promove mais disposição e agilidade mental, sendo ideal para momentos de estudo ou concentração.

Redução de cólicas menstruais: O efeito relaxante da hortelã também beneficia a musculatura uterina, aliviando cólicas menstruais.

Melhora digestiva: O chá de hortelã alivia gases, cólicas, azia e refluxo, melhorando a produção de secreções digestivas e relaxando o intestino.

Propriedades antibacterianas: A hortelã combate bactérias no trato digestivo e na boca, prevenindo halitose e infecções.

Alívio de estresse e ansiedade: O mentol presente na hortelã promove relaxamento, diminuindo estresse, ansiedade e dores musculares.

Alívio de dores de cabeça e enxaquecas: O chá de hortelã atua como vasodilatador, melhorando a circulação e aliviando dores de cabeça.

Potencial anticâncer: Estudos preliminares sugerem que o extrato de hortelã pode ter propriedades anticâncer, porém mais pesquisas são necessárias para confirmar esses benefícios.

Como fazer chá de hortelã




Fazer o chá de hortelã é fácil. 
Você pode comprar saquinhos de chá, plantar a erva no quintal ou comprar a granel.
Ferva 2 xícaras de água;
Desligue o fogo e adicione uma colher de sopa de folhas de hortelã;
Tampe por 5 minutos;
Coe o chá e beba.




Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Benefícios da Pimenta Para Fibromialgia

Salpicão vegetariano

BOLINHO FIT DE FRIGIDEIRA OU MICRO

MAIS VISTOS DO MÊS

Salpicão vegetariano

Benefícios do Agrião

Desintoxicação Pelos Pés Com Alho

Planta para diabete - Saião para diabetes tipo 2? O poder das plantas medicinais para tratar essa e outras doenças

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Salpicão vegetariano

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)