Conheça Samambaia Zumbi, planta que transforma suas folhas mortas em raízes alimentando a planta-mãe

 

Estudo revela que uma samambaia do Panamá é capaz de transformar suas folhas mortas em raízes que continuam alimentando a planta-mãe, ela é capaz de reaproveitar suas folhas mortas, convertendo-as em raízes que absorvem nitrogênio do solo para continuar alimentando a planta-mãe. Essa planta pertence a uma antiga linhagem de samambaias arbóreas que remonta ao período Jurássico, entre 200 e 146 milhões de anos atrás. Acredita-se que as raízes que se desenvolvem a partir das folhas mortas evoluíram para extrair mais nutrientes de solos vulcânicos pobres.

Foi por acaso, durante uma incursão em uma floresta tropical do oeste do Panamá, que o biólogo Jim Dalling encontrou samambaias com folhas de 1,80 metro de comprimento que caíam ao chão conforme morriam, criando uma espécie de “saia” na planta. 

Ao The New York Times, o biólogo disse que estava tentando tirar as folhas de seu caminho após tropeçar, quando viu que, na verdade, elas estavam enraizadas no chão. O professor e ecologista da Universidade de Illinois estava procurando por outra planta, mas a descoberta foi mais instigante.

Os restos já em decomposição das folhas da samambaia, embora estivessem presos à base do tronco, levaram ao questionamento: como a matéria vegetal sem vida poderia ser dotada de raízes? "Eu realmente não podia acreditar no que estava vendo", disse Dalling ao Times.

“Samambaia zumbi”

Estudos revelaram que a samambaia encontrada pelo professor é conhecida como Cyathea rojasiana.

Quando vivas, as folhas envelhecidas dessa samambaia são inclinadas para baixo para que a “espinha” delas, conhecida como ráquis, possa tocar o solo. E quando a folha morre, as estruturas dentro da ráquis que antes levavam água para as partes vivas da folha, se transformam em raízes. Essas novas raízes escavam o solo e continuam fornecendo nutrientes para o resto da planta.

De crescimento muito lento, a samambaia arbórea investe muita energia em recursos para cultivar prioritariamente as folhas. O fato de crescerem apenas cerca de dois metros de altura ajuda a garantir que, quando as folhas começam a envelhecer e caem, elas sempre tocam o chão – o que é perfeito para transformá-las em folhas-zumbis.

Este é um reaproveitamento verdadeiramente novo de tecido. E é diferente do que sabemos que outras samambaias fazem.

Outros seres vivos possuem mecanismos similares. Por exemplo, cogumelos chamados cordyceps infectam e matam seus hospedeiros antes de crescerem a partir de seu tecido morto.

Contudo, essa é a primeira vez que cientistas encontram uma planta que reconfigura uma parte morta para criar um sistema de raízes novo.

As pontas das “folhas zumbis”, como foram apelidadas, possuem brotos de novas raízes finas, que penetram no solo. Os estudos de Dalling foram publicados em janeiro no jornal Ecology, descrevendo suas descobertas na floresta tropical.




Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Tapioca de Cuscuz

Salada de Manga

Receitas com Café

MAIS VISTOS DA SEMANA

Salada de Manga

Benefícios do Agrião

Pimenta no Controle da Circulação Sangüínea

Tapioca de Cuscuz

Receitas com Café

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Salpicão vegetariano

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)