Papo-de-peru, a maior planta brasileira e cheia de benefícios

Uma trepadeira nativa e endêmica do Brasil, que possui as maiores flores do país. Mas você sabe por que ela tem esse nome e quais são suas características?

A Papo-de-peru é uma das mais de 500 espécies do gênero Aristolochia, que pertence à família Aristolochiaceae. Esse gênero abrange plantas que também são conhecidas como cipó mil-homens, por causa de suas propriedades medicinais, mas que podem ser tóxicas se consumidas em excesso.

O nome Papo-de-peru se deve ao aspecto e cor de suas flores, que lembram o papo vermelho e inchado dos perus. Essas flores são muito chamativas e diferentes, mas não são utilizadas no paisagismo em virtude do aroma de matéria em decomposição que exalam para atrair moscas polinizadoras.

A espécie que possui as maiores flores é a Aristolochia gigantea, que pode chegar a medir entre 20 e 25 centímetros de comprimento.

Essa espécie é nativa e endêmica do Brasil, e ocorre nos Estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, nos domínios fitogeográficos Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.

A Papo-de-peru é uma trepadeira de crescimento vigoroso e caule lenhoso, podendo atingir até 3 metros de altura. Possui folhas cordiformes com nervuras bem marcadas e suas flores são axilares, solitárias e pendentes. A floração acontece entre a primavera e o outono, principalmente no mês de abril.

A Papo-de-peru é uma planta que desperta a admiração e a curiosidade de quem a vê, pela sua beleza e singularidade. Mas também é uma planta que requer cuidados e atenção, pois contém substâncias que podem ser prejudiciais à saúde humana e animal.


Propriedades e benefícios

Os princípios ativos do papo de peru incluem óleo essencial, ácido aristolóquico, taninos, pigmentos e aristoloquina.

Dentre as propriedades medicinais da planta estão a sua ação relaxante, calmante (atuando em dores cardíacas, gástricas, intestinais ou respiratórias), diaforética, emenagoga, febrífuga, oxitócica e estimulante.

O papo de peru é indicado para tratar uma série de condições de saúde, incluindo chagas, asma, febre, diarreia, eczemas, erupções cutâneas, feridas, dores, indigestão, problemas menstruais, cãibras, trombose, picada de cobra e úlceras na perna.

Chá de papo de peru: Como preparar?

Algumas literaturas recomendam o uso oral do papo de peru, no entanto, é preciso ressaltar que a planta é muito tóxica. O ácido aristolóquico é um princípio ativo de algumas das espécies e pode paralisar os rins. O chá deve ser utilizado apenas sob orientação médica.

A erva pode ser encontrada em casas de produtos naturais. Para preparar o chá, basta colocar duas colheres de sopa da planta em um litro de água fervente. Deixe ferver por 10 minutos. Para uso externo, o chá é indicado para lavar feridas e pode amenizar dores.

Contraindicações e cuidados

Como já foi dito, o papo de peru é considerada uma planta tóxica. Por esse motivo, deve ser utilizado com muito cuidado e apenas sob orientação médica. As contraindicações e malefícios desta planta são:

– Jamais deve ser usada durante a gravidez, devido ao efeito abortivo;
– Aumenta o fluxo de sangue durante a menstruação;
– O papo de peru é contraindicado para indivíduos com problemas no fígado ou pressão alta;
– Pode provocar diarreia, hemorragias internas e lesões renais e hepáticas irreversíveis.

Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Benefícios da Pimenta Para Fibromialgia

Salpicão vegetariano

BOLINHO FIT DE FRIGIDEIRA OU MICRO

MAIS VISTOS DO MÊS

Salpicão vegetariano

Benefícios do Agrião

Desintoxicação Pelos Pés Com Alho

Planta para diabete - Saião para diabetes tipo 2? O poder das plantas medicinais para tratar essa e outras doenças

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Salpicão vegetariano

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)