Papo-de-peru, a maior planta brasileira e cheia de benefícios

Uma trepadeira nativa e endêmica do Brasil, que possui as maiores flores do país. Mas você sabe por que ela tem esse nome e quais são suas características?

A Papo-de-peru é uma das mais de 500 espécies do gênero Aristolochia, que pertence à família Aristolochiaceae. Esse gênero abrange plantas que também são conhecidas como cipó mil-homens, por causa de suas propriedades medicinais, mas que podem ser tóxicas se consumidas em excesso.

O nome Papo-de-peru se deve ao aspecto e cor de suas flores, que lembram o papo vermelho e inchado dos perus. Essas flores são muito chamativas e diferentes, mas não são utilizadas no paisagismo em virtude do aroma de matéria em decomposição que exalam para atrair moscas polinizadoras.

A espécie que possui as maiores flores é a Aristolochia gigantea, que pode chegar a medir entre 20 e 25 centímetros de comprimento.

Essa espécie é nativa e endêmica do Brasil, e ocorre nos Estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, nos domínios fitogeográficos Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.

A Papo-de-peru é uma trepadeira de crescimento vigoroso e caule lenhoso, podendo atingir até 3 metros de altura. Possui folhas cordiformes com nervuras bem marcadas e suas flores são axilares, solitárias e pendentes. A floração acontece entre a primavera e o outono, principalmente no mês de abril.

A Papo-de-peru é uma planta que desperta a admiração e a curiosidade de quem a vê, pela sua beleza e singularidade. Mas também é uma planta que requer cuidados e atenção, pois contém substâncias que podem ser prejudiciais à saúde humana e animal.


Propriedades e benefícios

Os princípios ativos do papo de peru incluem óleo essencial, ácido aristolóquico, taninos, pigmentos e aristoloquina.

Dentre as propriedades medicinais da planta estão a sua ação relaxante, calmante (atuando em dores cardíacas, gástricas, intestinais ou respiratórias), diaforética, emenagoga, febrífuga, oxitócica e estimulante.

O papo de peru é indicado para tratar uma série de condições de saúde, incluindo chagas, asma, febre, diarreia, eczemas, erupções cutâneas, feridas, dores, indigestão, problemas menstruais, cãibras, trombose, picada de cobra e úlceras na perna.

Chá de papo de peru: Como preparar?

Algumas literaturas recomendam o uso oral do papo de peru, no entanto, é preciso ressaltar que a planta é muito tóxica. O ácido aristolóquico é um princípio ativo de algumas das espécies e pode paralisar os rins. O chá deve ser utilizado apenas sob orientação médica.

A erva pode ser encontrada em casas de produtos naturais. Para preparar o chá, basta colocar duas colheres de sopa da planta em um litro de água fervente. Deixe ferver por 10 minutos. Para uso externo, o chá é indicado para lavar feridas e pode amenizar dores.

Contraindicações e cuidados

Como já foi dito, o papo de peru é considerada uma planta tóxica. Por esse motivo, deve ser utilizado com muito cuidado e apenas sob orientação médica. As contraindicações e malefícios desta planta são:

– Jamais deve ser usada durante a gravidez, devido ao efeito abortivo;
– Aumenta o fluxo de sangue durante a menstruação;
– O papo de peru é contraindicado para indivíduos com problemas no fígado ou pressão alta;
– Pode provocar diarreia, hemorragias internas e lesões renais e hepáticas irreversíveis.

Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Empadinha sem glúten recheada

Medicamentos humanos que podem ser receitados para cães e gatos, assim como as dosagens certas

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Pão Caseiro Francês

Salpicão vegetariano

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?