Como plantar pimenta-do-reino

 


Curiosidades sobre a pimenta-do-reino

Se você também é fã da pimenta-do-reino, que tal aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre a planta? 

Ela é Integrante do grupo de especiarias originárias da Índia que motivou a realização de grandes navegações pelo mundo, inclusive a rota marítima que levou à descoberta do Brasil pelos portugueses, a pimenta-do-reino (Piper nigrum L.) tornou-se, nos últimos anos, um lucrativo produto oriundo do campo. Introduzida aqui somente em 1933 pelos imigrantes japoneses, atualmente a planta é fonte de renda de muitos agricultores brasileiros, sobretudo do Pará, principal Estado produtor e responsável pelo destaque do país entre as nações exportadoras.

Adaptada ao clima tropical e subtropical daqui, onde encontra condições ideais para seu desenvolvimento, a pimenteira-do-reino ainda tem seu plantio incentivado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Trepadeira perene, a pimenteira-do-reino é conduzida a atingir 3 metros de altura em plantios comerciais. Gera de uma a duas vezes por ano pequenos frutos agrupados em espigas e do tipo drupa – polpa carnosa com uma semente –, que são classificados de acordo com o grau de maturação e o tratamento que recebem. No varejo, são vendidas em grãos ou em pó as diferentes versões de pimenta-do-reino, como a tradicional, também chamada de pimenta-
preta e pimenta-redonda, além da pimenta-branca ou pimenta-verde.

Receitas culinárias podem ser transformadas com uma pitada de pimenta-do-reino, que ainda oferece subprodutos bastante valorizados, como piperina e oleorresina. Ambas as substâncias são usadas nas indústrias de embutidos, perfumaria e farmacêutica.

  • a pimenta-do-reino é tão apreciada pelos brasileiros que possui um dia de celebração exclusivo: 29 de agosto;
  • é um termogênico natural que acelera o metabolismo;
  • há quem acredita que ter um vaso com pimenta-do-reino em casa ajuda a reter energias negativas;
  • para diminuir a picância da pimenta-do-reino, ao usá-la em preparos culinários, basta retirar as sementes e a parte interna;
  • quanto menor for a pimenta, mais forte tende a ser o grau de picância;
  • assegure o frescor e o sabor da pimenta-do-reino moendo-a e armazenando-a em um pote de vidro hermeticamente fechado.

Temperatura ideal

cultivo de pimenta-do-reino requer um clima mais úmido e tropical. Isso significa que as temperaturas ideais são acima de 24° C. Por isso, durante as estações mais frias, como o outono e o inverno, é importante procurar mantê-la em lugares aquecidos, já que ela não possui muita resistência ao frio.

Outro ponto importante é a questão da umidade. Para cultivar a pimenta-do-reino, o ambiente precisa ser úmido. Em climas constantemente secos, esse tipo de planta tende a não se desenvolver.

Iluminação

A iluminação mais indicada é a incidência dos raios solares diretamente na muda de pimenta-do-reino. Entretanto, recomenda-se colocar o vaso em sombra parcial. Assim, não há risco de ressecamento.

Solo e irrigação

Outra dúvida muito comum sobre como plantar pimenta-do-reino é em relação ao solo e à irrigação. Ele precisa estar sempre úmido, mas sem que a planta esteja submersa, pois isso pode causar o apodrecimento das raízes.

Além disso, o solo deve ser bem drenado, rico em matéria orgânica e fértil. Então, vale investir em fertilizantes naturais e manter o fundo sem o famoso pratinho. Uma forma interessante de cultivar o pé de pimenta-do-reino é em um vaso suspenso ou na usual horta caseira.

Como realizar o plantio?

Agora, como plantar a pimenta-do-reino? Ela se adapta bem ao clima tropical, úmido e quente. Para ela se desenvolver bem, procure deixá-la em uma temperatura entre 25 e 28 °C.

Para  plantar pimenta-do-reino por meio de sementes, basta adquiri-las em uma loja especializada junto do vaso e dos demais equipamentos necessários de jardinagem. Lembre-se de comprar regador e pá.

Na sequência, basta abrir um pequeno buraco na terra e enterrar de três a quatro sementes. A frequência de irrigação é de três vezes por semana ou sempre que notar que o solo está seco.

Como é a colheita da pimenta-do-reino?

Agora que você já sabe como plantar pimenta-do-reino, chegou o momento de entender como a colheita é feita. Ela só começa a acontecer com mais força após o terceiro ano do cultivo.

Por outro lado, é possível que haja duas colheitas a cada ano. Geralmente, elas acontecem nos meses com temperaturas mais quentes, em estações como verão e primavera.

A pimenta-preta (mais conhecida como pimenta-do-reino) deve ser colhida verde. Na sequência, é recomendável deixá-la no sol até secar.

Diferente das outras espécies presentes no mercado, a pimenta-do-reino requer alguns cuidados especiais, principalmente em relação ao plantio e à manutenção. A boa notícia é que, uma vez que você saiba o que ela precisa, é fácil cultivá-la.

É preciso ter atenção em relação ao clima e à temperatura. Caso contrário, é possível que a pimenta murche ou nem sequer nasça. A questão da irrigação também é outro ponto importante.

Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Pão Caseiro Francês

Salpicão vegetariano

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Pão Caseiro Francês

Salpicão vegetariano

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?