Cachorro com gases e falta de apetite

Bem vindos de volta!

Essa é uma das dúvidas que tiveram no canal e por aqui no blog :

"Meu cachorro está com gases e sem apetite"

 

Bom, essa é uma dúvida que já provém de uma resposta :

Gases Gases nada mais são do que o ar que se acumula no estômago ou no intestino. Normalmente não trazem grande preocupação para a saúde, apenas desconforto ou dores no abdômen e tórax. E eles precisam ser expelidos. Gases causam dores nas costas, já que quando estão presentes em excesso, se alojam por toda a cavidade abdominal, causando inchaço fazendo-os perder o apetite e causando cólicas.

É o que pode estar acontecendo com seu cachorro!

Isso pode ser uma surpresa para muitos tutores de primeira viagem, mas cachorro solta pum. O processo de formação dos gases em cachorro é bem semelhante ao que acontece no organismo humano. 

Em linhas gerais, os gases têm duas origens principais: podem surgir na boca, a partir do ar ingerido durante a alimentação, ou no próprio intestino, como resultado da fermentação dos alimentos por bactérias intestinais.

Uma das causas mais comuns para cachorro com gases fedorentos é comer em ritmo muito acelerado. A ingestão de certos alimentos que não são tão facilmente digeridos pelos cachorros também pode dar origem ao problema.

Para identificar um cachorro com gases, vale ficar atento aos seguintes sintomas:

  • 👉dores abdominais; 
  • 👉ruídos na barriga;
  • 👉gases com odores desagradáveis;
  • 👉falta de apetite;
  • 👉apatia.


Como tratar cachorro com gases?

Para tratar gases em cachorro, aumente o bem-estar do pet em momentos de crise, já que passear e estimular o cão a fazer atividades físicas pode ajudar o organismo dele a liberar os gases e aliviar a dor.  
Porém, dependendo da gravidade do problema, a medida nem sempre é suficiente. “Em momentos de crise, o veterinário pode administrar e prescrever alguns medicamentos após examinar o cachorro. 
Aqui em casa, por exemplo, nós damos algumas gotinhas de Luftal (aquele que são preescritos para crianças), de acordo com o peso dele, apenas 1x ao dia.

Mas, mais importante que medicar, é ter cuidado com a alimentação, por exemplo, se o cachorro soltando muito pum é um problema no seu dia a dia, e o que você deve fazer:


  • 👉Fracione as refeições em pequenas porções ao longo do dia;
  • Caso seu cachorro com gases coma muito rápido, aposte em “comedouros-lentos”, acessórios com obstáculos que ajudam a desacelerar o ritmo da alimentação; (Também oferecer a ração de acordo com o tamanho do pet, para que ele mastigue adequadamente e numa velocidade ideal, diminuindo a ingestão de ar)
  • 👉Evite alterar a alimentação do seu amigo de maneira brusca, o que pode causar problemas intestinais. Todas as mudanças devem ser feitas de maneira gradual;
  • 👉Ofereça rações de qualidade, do tipo premium ou super premium. A formulação com ingredientes nobres diminui o risco de alergias ou intolerância alimentar; (Como forma de prevenção, é essencial que o pet receba alimento de alta qualidade e digestibilidade, com alto teor de proteínas a fim de reduzir a produção de gases.)
  • 👉Evite oferecer alimentos crus, assim como leite e derivados (grãos, derivados de leite e alimentos gordurosos podem causar gases)
  • 👉Estimule o cachorro a fazer exercícios diariamente por meio de passeios e brincadeiras;
  • 👉Mesmo que seu cão não apresente mais gases após o tratamento, você não deve deixar os cuidados com ele de lado. Não exceda a quantidade de comida e água do animal e fique de olho para perceber a velocidade que seu pet ingere os alimentos.

    👉Fique de olho na data de validade da ração e petiscos do seu pet. Alimentos estragados desregulam o intestino do animal.

    👉Faça a higienização correta de bebedouros e comedouros com água e sabão. Assim, você impede que parasitas e sujeiras sejam ingeridos pelo pet.


Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Empadinha sem glúten recheada

Medicamentos humanos que podem ser receitados para cães e gatos, assim como as dosagens certas

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Pão Caseiro Francês

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Salpicão vegetariano

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?