Como Identificar e Tratar Cachorro Com Gases e Falta de Apetite
Bem vindos de volta!
Essa é uma das dúvidas que tiveram no canal e por aqui no blog :
"Meu cachorro está com gases e sem apetite"
Bom, essa é uma dúvida que já provém de uma resposta :
Gases : Gases nada mais são do que o ar que se acumula no estômago ou no intestino. Normalmente não trazem grande preocupação para a saúde, apenas desconforto ou dores no abdômen e tórax. E eles precisam ser expelidos. Gases causam dores nas costas, já que quando estão presentes em excesso, se alojam por toda a cavidade abdominal, causando inchaço fazendo-os perder o apetite e causando cólicas.
É o que pode estar acontecendo com seu cachorro!
Isso pode ser uma surpresa para muitos tutores de primeira viagem, mas cachorro solta pum. O processo de formação dos gases em cachorro é bem semelhante ao que acontece no organismo humano.
Em linhas gerais, os gases têm duas origens principais: podem surgir na boca, a partir do ar ingerido durante a alimentação, ou no próprio intestino, como resultado da fermentação dos alimentos por bactérias intestinais.
Uma das causas mais comuns para cachorro com gases fedorentos é comer em ritmo muito acelerado. A ingestão de certos alimentos que não são tão facilmente digeridos pelos cachorros também pode dar origem ao problema.
Para identificar um cachorro com gases, vale ficar atento aos seguintes sintomas:
- 👉dores abdominais;
- 👉ruídos na barriga;
- 👉gases com odores desagradáveis;
- 👉falta de apetite;
- 👉apatia.
- 👉Fracione as refeições em pequenas porções ao longo do dia;
- Caso seu cachorro com gases coma muito rápido, aposte em “comedouros-lentos”, acessórios com obstáculos que ajudam a desacelerar o ritmo da alimentação; (Também oferecer a ração de acordo com o tamanho do pet, para que ele mastigue adequadamente e numa velocidade ideal, diminuindo a ingestão de ar)
- 👉Evite alterar a alimentação do seu amigo de maneira brusca, o que pode causar problemas intestinais. Todas as mudanças devem ser feitas de maneira gradual;
- 👉Ofereça rações de qualidade, do tipo premium ou super premium. A formulação com ingredientes nobres diminui o risco de alergias ou intolerância alimentar; (Como forma de prevenção, é essencial que o pet receba alimento de alta qualidade e digestibilidade, com alto teor de proteínas a fim de reduzir a produção de gases.)
- 👉Evite oferecer alimentos crus, assim como leite e derivados (grãos, derivados de leite e alimentos gordurosos podem causar gases)
- 👉Estimule o cachorro a fazer exercícios diariamente por meio de passeios e brincadeiras;
👉Mesmo que seu cão não apresente mais gases após o tratamento, você não deve deixar os cuidados com ele de lado. Não exceda a quantidade de comida e água do animal e fique de olho para perceber a velocidade que seu pet ingere os alimentos.
👉Fique de olho na data de validade da ração e petiscos do seu pet. Alimentos estragados desregulam o intestino do animal.
👉Faça a higienização correta de bebedouros e comedouros com água e sabão. Assim, você impede que parasitas e sujeiras sejam ingeridos pelo pet.
Comentários
Postar um comentário