O Colorau Faz Mal Para Saúde?
Essa tem sido a dúvida mais perguntada aqui no blog nesses últimos dias.
Confesso que também já me fiz essa pergunta, porque é um tipo de tempero que eu considero que não agrega ao sabor da comida, apenas dá uma engrossadinha no caldo e aquela "corzinha" vermelha na comida, até porque antigamente, a sua coloração avermelhada estimulava os indígenas a utilizar o pó para fazer pinturas corporais. Hoje em dia, o colorau vem cada vez mais conquistando um espaço na culinária brasileira, sendo reconhecido como um corante alimentar natural. Mas, nada que um bom "tomatinho" não resolva. É assim que eu penso!
Mas muitos gostam de usar o colorau, porque o colorau é um condimento alimentar produzido a partir da trituração das sementes do urucuzeiro, uma árvore típica das regiões tropicais da América do Sul.
O que é Urucum?
O urucum é um fruto da árvore urucuzeiro, conhecida cientificamente como Bixa orellana, que é rico em carotenóides, tocoferóis, flavonóides, vitamina A, fósforo, magnésio, cálcio e potássio, que lhe conferem propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias, sendo, por isso, utilizado na medicina tradicional para fortalecer os ossos, controlar a glicemia e tratar problemas de pele, por exemplo.
Além de ser usado pelas suas propriedades medicinais, o urucum também é utilizado como corante em produtos cosméticos e nas indústrias têxtil e de tintas. Na culinária, a trituração das sementes dá origem ao colorau, utilizado como condimento alimentar.
!! E isso muda tudo o que eu pensava sobre o Colorau !!
Colorau não faz mal!
Condimento é rico em antioxidantes e vitamina E
Amplamente utilizado pela indústria para dar cor a produtos alimentícios, o colorau é rico em duas substâncias típicas de alimentos coloridos e fortemente pigmentados: os flavonoides e os carotenoides (também chamados de fitonutrientes). Graças a eles, o corante tem sido associado a vários benefícios potenciais à saúde.
"O urucum apresenta ótimas quantidades de flavonoides e carotenoides, dois compostos ativos que dão essa cor avermelhada ao fruto. Eles são responsáveis pela potente ação antioxidante e anti-inflamatória do urucum"
Como utilizar o colorau na alimentação?
De acordo com a nutricionista, "o pó de urucum pode ser acrescentado em diversas preparações culinárias, como recheios, massas, carnes, vegetais, caldos, sopas e molhos, deixando-as mais nutritivas, saborosas e com uma coloração linda".
O ideal é que o colorífico seja adicionado antes ou durante o preparo da sua receita e variado com outros condimentos que também trazem benefícios para a saúde, como pimenta, azeite, vinagre e outros.
Mas para isso, você deve tomar alguns cuidados. "Ainda não foram estabelecidos valores de recomendação para o consumo do urucum, então deve haver moderação no consumo" , pessoas que sofrem da Síndrome do Intestino Irritável (SII), gestantes e diabéticos também devem ficar atentos. "Mulheres grávidas ou que amamentam não devem consumir o colorífico em quantidades superiores às normalmente encontradas em alimentos, pois não há estudos suficientes sobre sua segurança nessas populações. O mesmo vale para os que sofrem da Síndrome do Intestino Irritável (deve-se ficar atento porque ele pode agravar alguns sintomas) e para diabéticos, já que o urucum afeta os níveis de açúcar no sangue"

Comentários
Postar um comentário