O Colorau Faz Mal Para Saúde?

 Essa tem sido a dúvida mais perguntada aqui no blog nesses últimos dias.

Confesso que também já me fiz essa pergunta, porque é um tipo de tempero que eu considero que não agrega ao sabor da comida, apenas dá uma engrossadinha no caldo e aquela "corzinha" vermelha na comida, até porque antigamente, a sua coloração avermelhada estimulava os indígenas a utilizar o pó para fazer pinturas corporais. Hoje em dia, o colorau vem cada vez mais conquistando um espaço na culinária brasileira, sendo reconhecido como um corante alimentar natural.  Mas, nada que um bom "tomatinho" não resolva. É assim que eu penso!

Mas muitos gostam de usar o colorau, porque o colorau é um condimento alimentar produzido a partir da trituração das sementes do urucuzeiro, uma árvore típica das regiões tropicais da América do Sul.

O que é Urucum?

O urucum é um fruto da árvore urucuzeiro, conhecida cientificamente como Bixa orellana, que é rico em carotenóides, tocoferóis, flavonóides, vitamina A, fósforo, magnésio, cálcio e potássio, que lhe conferem propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias, sendo, por isso, utilizado na medicina tradicional para fortalecer os ossos, controlar a glicemia e tratar problemas de pele, por exemplo.

Além de ser usado pelas suas propriedades medicinais, o urucum também é utilizado como corante em produtos cosméticos e nas indústrias têxtil e de tintas. Na culinária, a trituração das sementes dá origem ao colorau, utilizado como condimento alimentar.

!! E isso muda tudo o que eu pensava sobre o Colorau !!

Colorau não faz mal! 

Condimento é rico em antioxidantes e vitamina E

Amplamente utilizado pela indústria para dar cor a produtos alimentícios, o colorau é rico em duas substâncias típicas de alimentos coloridos e fortemente pigmentados: os flavonoides e os carotenoides (também chamados de fitonutrientes). Graças a eles, o corante tem sido associado a vários benefícios potenciais à saúde.

"O urucum apresenta ótimas quantidades de flavonoides e carotenoides, dois compostos ativos que dão essa cor avermelhada ao fruto. Eles são responsáveis pela potente ação antioxidante e anti-inflamatória do urucum"


Como utilizar o colorau na alimentação?

De acordo com a nutricionista, "o pó de urucum pode ser acrescentado em diversas preparações culinárias, como recheios, massas, carnes, vegetais, caldos, sopas e molhos, deixando-as mais nutritivas, saborosas e com uma coloração linda".

O ideal é que o colorífico seja adicionado antes ou durante o preparo da sua receita e variado com outros condimentos que também trazem benefícios para a saúde, como pimenta, azeite, vinagre e outros. 

Mas para isso, você deve tomar alguns cuidados. "Ainda não foram estabelecidos valores de recomendação para o consumo do urucum, então deve haver moderação no consumo" , pessoas que sofrem da Síndrome do Intestino Irritável (SII), gestantes e diabéticos também devem ficar atentos. "Mulheres grávidas ou que amamentam não devem consumir o colorífico em quantidades superiores às normalmente encontradas em alimentos, pois não há estudos suficientes sobre sua segurança nessas populações. O mesmo vale para os que sofrem da Síndrome do Intestino Irritável (deve-se ficar atento porque ele pode agravar alguns sintomas) e para diabéticos, já que o urucum afeta os níveis de açúcar no sangue"

Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Tapioca de Cuscuz

Benefícios do Agrião

Receitas com Café

MAIS VISTOS DA SEMANA

Salada de Manga

Benefícios do Agrião

Pimenta no Controle da Circulação Sangüínea

Tapioca de Cuscuz

Receitas com Café

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Salpicão vegetariano

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)