Chás que Combatem a Infecção Intestinal
A infecção intestinal também conhecida como infecção gastrointestinal ou infecção estomacal é um problema causado por bactérias, vírus, fungos ou outros micro-organismo que acessam nosso sistema digestivo é acaba causando danos a ele. Muitos desses micro-organismo podem estar presentes em nosso interior, mas o excesso de sua população pode causar problemas. Existem também outros micro-organismo que não fazem parte de nossa flora intestinal e que por isso causam muito dano no nosso organismo.
A infecção de modo geral é algo simples de ser resolvida que no máximo em 3 dias já desaparece os sintomas. Quando a infecção é causada pela Salmonela, Escherichia Coli, Shigela ou Giárdia geralmente o problema é mais sério.
Causa da infecção intestinal?
Normalmente a infecção intestinal acontece por causa da ingestão desses micro-organismos que fazem mal ao nosso corpo. Eles estão presentes em alimentos mal lavados, água contaminada, carnes mal passadas ou mesmo em nossas mãos. Por esse motivo é relativamente simples evitar tal problema. Infelizmente ainda existem lugares em que não há o mínimo de saneamento básico e isso faz esse problema ser muito comum entre essa população. Ainda existem lugares em que não há água tratada e não só a infecção intestinal é presente, mas outras doenças bem sérias como a cólera.
Em geral com pequenos cuidados a infecção intestinal pode ser evitada, cuidados como:
- lavar as mãos antes de se alimentar
- lavar bem os alimentos crus antes de ingeri-los
- Cozinhar bem carnes vermelhas
- Tomar cuidado com a alguns alimentos como sushi, ovos, maionese e outros
- ter atenção onde pisar os pés descalços
- tomar água tratada
Época em que mais acontece
A infecção intestinal acontece mais nos meses de verão por alguns motivos. Um deles é que nos meses de verão as pessoas viajam mais, fazem mais passeios. Quando estamos fora de nossa casa fica mais difícil ter o controle sobre o que ingerimos, normalmente comemos em restaurantes, quiosques ou mesmo na rua. Em praias, por exemplo, temos o costume de comer alimentos na beira da praia nos quiosques e de vendedores ambulantes. Há um risco grande de comermos alimentos estragados e fora do padrão de qualidade exigidos. Fora de casa no verão o cuidado com o que comemos deve ser redobrado
Por causa do calor esses micro-organismos se proliferam com mais facilidade e estragam com mais facilidade os alimentos, a conservação dos alimentos no verão é mais difícil.
- É fácil identicá-lo e de fato, ocorre com frequência : gases, prisão de ventre, dores de estômago, diarreia, inclusive, a clássica língua branca que nos dá esse sabor tão esquisito na boca quando temos algum problema no intestino.
- Temos que ir com cuidado no nosso nível de stress. Como você já sabe, nosso estilo de vida afeta também a nossa saúde intestinal, é onde se acumulam os nervos até derivar em muitos tipos de alterações da saúde.
- Acrescentar também que, temos que desintoxicar o nosso intestino regularmente. É necessário manter uma boa limpeza para baixar o nível de toxicidade do nosso corpo. Lembre, por exemplo, que é o intestino delgado que tem como função passar o alimento para o sangue, e se tem muitas toxinas acumuladas, o que faremos é obviamente transmitir esta toxicidade para o sangue. Isso é muito perigoso. Os sintomas mais claros deste fenômeno é ter, por exemplo, a pele ressecada, problemas de pele em geral, dor nos rins, ou no fígado e sofrer de cansaço. Temos que levar em conta.
O tratamento geralmente consiste em atenuar os sintomas com repouso, hidratação e uma alimentação adequada. No entanto, em alguns casos, se se tratar de um infecção bacteriana que não cura, pode ser necessário tomar um antibiótico.
A desidratação é um dos sintomas mais perigosos que pode ocorrer durante uma infecção intestinal, que pode acontecer facilmente devido à água perdida nos vômitos e na diarreia. Por esta razão, a reidratação oral é muito importante nestes casos, podendo ser feita com soluções obtidas na farmácia ou com um soro caseiro que pode ser preparado em casa.
SORO CASEIRO ALIVIA NO INCÔMODO
O melhor e mais comum remédio para esse tipo de infecção é o soro. E você ainda pode fazê-lo aí na sua casa. O soro te ajudará a curar a diarréia e amenizar os outros incômodos causados pela infecção intestinal.
Para fazê-lo é fácil, você precisará de:
- 1 litro de água mineral (filtrada ou fervida para tirar todas as impurezas);
- 1 colher de sopa de açúcar;
- 1 colher de sal.
- Misture todos os ingredientes e vá tomando ao longo do dia. O efeito não é imediato, mas conforme o dia for passando e você ingerindo o soro, perceberá que logo se sentirá melhor. Se estiver calor, mantenha o soro na geladeira. A quantidade de soro que você deve tomar é a mesma que perdeu na diarréia.Durante a infecção intestinal o seu corpo acaba perdendo muito líquido. Por isso, além do soro caseiro, tome muita água e até mesmo sucos naturais para se hidratar. Logo o efeito começa a aparecer e você se sentirá bem melhor.
Entretanto, alguns remédios encontrados na natureza podem te ajudar a recobrar a saúde mais rapidamente. Pensando nisso, veja a seguir 5 chás para infecção intestinal.
A hortelã é mais do que uma planta aromática e capaz de dar um sabor especial à sua comida. Se você estiver com infecção intestinal, o chá dessa erva pode fazer a diferença para melhorar alguns dos sintomas.
A bebida possui propriedades antiespasmódicas e ajuda a melhorar a digestão, evitando gases e diminuindo o desconforto. Também trata cólicas intestinais e ajuda a regular o funcionamento do intestino, inclusive no caso de diarreias. Suas propriedades bactericidas ajudam a combater as causas da infecção.
Ele não deve ser ingerido por pessoas grávidas ou com predisposição a ter aborto, além de ser vetado para quem tem problemas biliares e para gestantes.
A bebida possui propriedades antiespasmódicas e ajuda a melhorar a digestão, evitando gases e diminuindo o desconforto. Também trata cólicas intestinais e ajuda a regular o funcionamento do intestino, inclusive no caso de diarreias. Suas propriedades bactericidas ajudam a combater as causas da infecção.
Ele não deve ser ingerido por pessoas grávidas ou com predisposição a ter aborto, além de ser vetado para quem tem problemas biliares e para gestantes.
Preparo Fácil
Para prepará-lo, aqueça meio litro de água e, ao atingir o ponto de fervura, adicione uma xícara de chá de folhas frescas de hortelã. Desligue e tampe na sequência, deixando descansar por 10 minutos.
CHÁ DE ORÉGANOCoe e ingira ainda morno. Se preferir, você pode misturar as folhas a um pouco de leite quente, de modo a acalmar o intestino.
O orégano é muito mais do que um condimento que dá um sabor especial às suas preparações. Isso porque a bebida feita a partir dele está entre os 5 chás para infecção intestinal, especialmente por causa do óleo que ele libera.
CHÁ DE GENGIBRE
Em primeiro lugar, ele tem ação antioxidante e antimicrobiana, o que ajuda a conter a ação de micro-organismos. Ele também fortalece o sistema imunológico, de modo que a infecção é mais facilmente combatida. Ainda melhora a digestão e elimina as cólicas e suas propriedades antiespamódicas colaboram para o relaxamento e alívio das dores. Porém, é especialmente nocivo para grávidas, então deve ser evitado por causa do risco de aborto. Quem tiver tendência a ter alergia cutânea também deve evitar o consumo dessa bebida, que não deve ser administrada por um longo período;
Receita
Para preparar, comece despejando uma colher de sopa cheia de folhas de orégano, as quais podem estar secas. Aqueça uma xícara de água até o ponto de fervura e, depois de desligar o fogo, despeje o líquido imediatamente na xícara.Tampe por 5 a 10 minutos ou até que a bebida adquira uma coloração mais intensa e esteja morna o suficiente para ser consumida. Beba, no máximo, duas vezes por dia, com intervalo de 12 horas entre cada ingestão.
CHÁ DE CANELA
A canela é muito conhecida por seu sabor característico e pela sua presença em pratos doces e salgados. Porém, ela também é aliada de quem está com infecção intestinal ao aparecer na forma de chá. Ela tem efeitos antioxidantes, que ajudam no funcionamento e reparação de áreas do organismo, além de combater a irritação na área intestinal, por causa de sua ação anti-inflamatória, antibacteriana e antiparasita. Ele melhora a circulação do sangue, o que contribui para que mais células de defesa atuem contra os causadores desse quadro. Porém, a exata forma que faz com que a bebida alivie os sintomas e favoreça a saúde ainda não é totalmente conhecido. O que se sabe é que ele deve ser evitado por gestantes, por quem é diabético e faz uso de remédios, por quem ingere anticoagulantes e por quem tem problemas gastrointestinais crônicos e graves.
Receita
Em uma panela, acrescente 150 ml de água e cerca de 2 gramas de canela em pau, que corresponde às suas cascas. Ferva tudo por 5 a 10 minutos em fogo baixo ou até que surjam as primeiras bolhas.Tampe e deixe assim por cinco minutos. Em seguida, coe e beba ainda morno. Se preferir, coloque um pouco de mel para potencializar as propriedades.
CHÁ DE GENGIBRE
O Chá de gengibre também é de grande ajuda em um momento como esse. Ele é capaz de facilitar a digestão, favorecer os movimentos peristálticos e melhor ar o funcionamento desse sistema. Ele também eleva o metabolismo e a circulação, favorecendo o fortalecimento, além de possuir propriedades calmantes em relação ao intestino. Ele diminui a diarreia, tem ação antibacteriana e melhora toda a saúde da região. É ideal para quando a infecção ainda está bem no começo, mas fique atento às contraindicações. Ele não deve ser ingerido por mulheres grávidas, por pessoas com problemas de hipertireoidismo, com pressão alta ou com problemas hemorrágicos ou de coagulação.
Como fazer?
Para fazê-lo, lave um pedaço de gengibre e corte-o em pequenos pedaços. Em uma panela, ferva um litro de água por meia hora em fogo baixo. Na sequência, desligue o fogo e, imediatamente após, adicione os pedaços de gengibre em uma xícara e despeje a água fervente por cima. Deixe tampado por 15 minutos e coe quando estiver morno. Beba em temperatura média e, depois que ele esfriar, aqueça-o levemente antes da ingestão.
CHÁ PRETO COM LIMÃO
O chá preto é rico em antioxidantes, que favorecem o funcionamento do organismo e garantem um intestino mais protegido. Ele também atua diretamente no aparelho gastrointestinal, diminuindo a atividade do intestino e contendo a diarreia graças à presença de taninos. Também ajuda a conter a inflamação da mucosa e relaxa o organismo, aliviando os desconfortos de cólicas e espasmos intestinais. Já o limão tem propriedades adstringentes, anti-inflamatórias e bactericidas. É como se fosse um poderoso antibiótico natural, de modo a combater a causa do problema. Ele deve ser evitado por grávidas, lactantes, hipertensos, anêmicos e por quem tem problemas crônicos no sistema gastrointestinal.
Passo a Passo Fácil
Comece fervendo o correspondente a 3 copos de água em fogo baixo. Assim que levantar o ponto de fervura, coloque em um recipiente meio limão cortado ao meio e seu suco e duas colheres de chá de chá preto. Adicione a água e tampe por 5 minutos.
Coe na sequência e ingira ainda morno. Também é possível acrescentar um pouco de mel para melhorar o seu sabor.
A gravidade que uma infecção intestinal pode assumir exige a busca de um médico. Porém, com os 5 chás para infecção intestinal podem ajudar no processo de recuperação da saúde e do equilíbrio, então não deixe de conversar com o seu médico.
Gostam das nossas receitas e dicas?
Então se inscreva no canal
e receba muito mais dicas em vídeos !
Para mais informações sobre assuntos do blog
se inscreva em nossa página no facebook
Link para o grupo do whatsapp - Belas&doLar
😜😜😜
Quer emagrecer com saúde?
Participe com a gente no grupo do facebook e receba dicas diariamente sobre dietas saudáveis e saúde, além de apostilas e e-books repletos de cardápios e receitas
Link para o grupo do Whatsapp -Dieta&Saúde
Quer receber ofertas exclusivas para você e sua casa todos os dias?
Participe com a gente na nossa página do facebook e receba todos os dias uma oferta especial
Gosta das nossas frases de auto ajuda e reflexões?
Participe com a gente na nossa página do facebook e tenha todas as mensagens em só lugar e para cada momento !
Quer empreender no seu lar? Receba dicas e receitas !
Participe com a gente na nossa página do facebook e receba dicas, receitas, apostilas, e-books e aprenda como você pode trabalhar em casa
Quer ficar por dentro da moda? Donas de casa também se arrumam !
Participe com a gente no grupo do facebook e fique por dentro da moda com o que você tem dentro do seu guarda-roupa
Então se inscreva no canal
e receba muito mais dicas em vídeos !
Para mais informações sobre assuntos do blog
se inscreva em nossa página no facebook
Quer emagrecer com saúde?
Participe com a gente no grupo do facebook e receba dicas diariamente sobre dietas saudáveis e saúde, além de apostilas e e-books repletos de cardápios e receitas
Quer ficar por dentro da moda? Donas de casa também se arrumam !
Participe com a gente no grupo do facebook e fique por dentro da moda com o que você tem dentro do seu guarda-roupa




Comentários
Postar um comentário