Melhor comida do mundo: Três pratos brasileiros estão no Top 5 - Confira Receitas

Sim, três pratos brasileiros estão entre os melhores do mundo, de acordo com o TasteAtlas, uma enciclopédia gastronômica digital. A picanha, o escondidinho e a moqueca baiana foram destacados na lista dos 100 melhores pratos do mundo. A picanha, um corte de carne bovina muito popular no Brasil, é frequentemente apreciada em churrascos e se destaca por sua suculência e sabor. O escondidinho, um prato à base de purê de mandioca e carne seca (ou outro tipo de carne), é conhecido por sua combinação de texturas e sabores ricos. Já a moqueca baiana, um ensopado de peixe com azeite de dendê e leite de coco, é apreciada por seu sabor marcante e a combinação de ingredientes frescos. Esses três pratos representam a diversidade e a riqueza da culinária brasileira, que tem conquistado cada vez mais reconhecimento internacional. O TasteAtlas avalia a culinária brasileira como a 12ª melhor do mundo, com base em avaliações de usuários de diversas partes do mundo. 


PICANHA DE FORNO COM SAL GROSSO


Ingredientes 
(5 porções)
1 peça de Picanha com aproximadamente 1 Kg
3 kg de sal grosso

Molho
4 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de azeite
1 cebola (picada)

Modo de preparo

Modo de preparo : 2h
Preparo : 30min


Cubra o fundo de uma assadeira com 1 kg do sal grosso.
Coloque a picanha com a parte da gordura virada para cima. Dica: a picanha pode ser colocada para assar congelada.
Cubra a carne com o restante do sal, não deixando nenhuma parte da carne exposta.
Leve a assadeira para o forno a 200 graus.
Retire a camada do sal e corte em fatias.
Aqueça a manteiga junto com o azeite em uma frigideira, frite a cebola por alguns instantes e derrame sobre a picanha preparada.

ESCONDIDINHO DE MANDIOCA COM CARNE SECA


PARA A CARNE-SECA

Ingredientes
1 kg de carne-seca
2 tomates maduros
2 cebolas
2 dentes de alho
5 ramos de salsinha
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo
Corte a carne-seca em cubos de 7 cm – é o tamanho ideal para dessalgar a carne. Lave bem sob água corrente e coloque os cubos em uma tigela.

Cubra os cubos de carne com 5 xícaras (chá) de água fria e deixe na geladeira durante 12 horas – troque a água da carne-seca pelo menos 2 vezes durante a dessalga.
Escorra a água e transfira a carne para a panela de pressão, cubra com água até completar metade do volume da panela, tampe e leve ao fogo alto. Assim que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
Descasque e pique fino as cebolas e os alhos. Lave, seque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos. Lave, seque e pique grosseiramente a salsinha.
Passado o tempo de cozimento, desligue o fogo. Espere toda a pressão sair antes de abrir a panela (se preferir, levante a válvula com um garfo para acelerar o processo). Reserve ½ xícara (chá) da água do cozimento e transfira a carne para uma travessa. Descarte o excesso de gordura e desfie os pedaços ainda quentes com dois garfos.
Leve uma frigideira grande (ou panela) ao fogo médio. Quando aquecer regue com 2 colheres (sopa) de azeite, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar. Acrescente o alho, o tomate e mexa por 1 minuto. Regue com mais 2 colheres (sopa) de azeite, adicione a carne desfiada, tempere com sal e pimenta e refogue por 2 minutos para absorver os sabores. Junte a água do cozimento reservada, a salsinha e misture bem. Transfira para uma tigela e reserve para a montagem.

PARA O PURÊ DE MANDIOCA E MONTAGEM

Ingredientes
1 kg de mandioca descascada
1 xícara (chá) de leite
2½ colheres (sopa) de manteiga
sal a gosto
1 xícara (chá) de queijo de coalho ralado fino

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 240° C (temperatura alta).

Corte a mandioca em fatias grandes de 8 cm. Coloque na panela de pressão cubra com água, sem ultrapassar o nível máximo de ⅔ da panela, e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos.
Desligue o fogo e deixe toda a pressão sair antes de abrir a panela. Escorra a água da mandioca e transfira os pedaços para uma panela grande.
Descarte a fibra central e, com um amassador de legumes, amasse os pedaços ainda quentes dentro da própria panela (se preferir, amasse a mandioca com um garfo).
Adicione o leite e leve a panela ao fogo baixo. Mexa bem com uma espátula por cerca de 5 minutos até formar um purê bem cremoso. Tempere com sal e misture a manteiga.
Para montar os escondidinhos: preencha 8 ramequins individuais com a carne-seca refogada; cubra com o purê de mandioca e polvilhe com o queijo coalho ralado. Leve ao forno para gratinar por cerca de 20 minutos, ou até o queijo derreter e dourar. Retire do forno e sirva imediatamente. Fica uma delícia com molho lambão.

OBS: Se preferir, monte o escondidinho num único refratário grande que possa ir ao forno.

RECEITA DE MOQUECA BAIANA


Ingredientes

500 g de Postas de Tilápia
50 ml de suco de limão
2 colheres de sopa de azeite de dendê
150g de cebola roxa cortada em rodelas
150g de pimentão vermelho cortado em tiras
150g de pimentão amarelo cortado em tiras
200g de tomates cortados em rodelas
200 ml de leite de coco
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
2 colheres de sopa de coentro fresco picado

Modo de preparo

Como fazer moqueca baiana Deixe a tilápia marinar por 10 minutos;
Aqueça o azeite de dendê em uma panela larga, em fogo médio;
Adicione a cebola roxa, os pimentões vermelho e amarelo, e os tomates. Refogue sem mexer por 3 minutos;
Coloque as postas de tilápia sobre os vegetais refogados;
Regue com o leite de coco;
Diminua o fogo para o mínimo, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos, até que o peixe esteja macio e cozido;
Salpique o coentro fresco picado antes de servir.

Sirva a moqueca baiana em um almoço de domingo especial

Essa receita de moqueca baiana de peixe é a pedida perfeita para um almoço no fim de semana com a família. Para os amantes dos temperos nordestinos, esse famoso prato pode acabar virando tradição no caderninho de receitas! O azeite de dendê presente no preparo traz aquele gostinho especial e transforma a moqueca de peixe baiana em uma verdadeira explosão de sabores ao paladar. Por isso, se a ideia for preparar uma refeição especial e reunir toda a família ao redor da mesa, essa moqueca preparada com tilápia azeite de dendê, cebola roxa, pimentão vermelho, pimentão amarelo, tomate, limão, coentro e leite de coco é a escolha certa!



Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Beldroega pode controlar diabetes

Plantas e Flores para plantar em Julho

Sucos que derrubam colesterol alto e regulam pressão

MAIS VISTOS DA SEMANA

Beldroega pode controlar diabetes

Sucos que derrubam colesterol alto e regulam pressão

Como Cultivar e Cuidar de Vinca-pendente, a rastejante perfeita para decorar

Tapioca de Cuscuz

Como plantar ora-pro-nóbis

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Salpicão vegetariano

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)