Principais doenças do peixe betta e como tratar

 


Os peixes apresentam sinais de doença de maneira muito diferente das pessoas. Eles não têm febre, não tremem e expressam sofrimento.

Para identificar um peixe betta doente, é importante ficar atento às mudanças na aparência do animal.

Além disso, alterações no comportamento também podem indicar que o peixe está precisando de ajuda.

Sintomas de peixe betta doente

  • desbotamento da coloração;
  • barbatanas corroídas;
  • surgimento de manchas pelo corpo;
  • feridas;
  • comportamento anormal (em especial, letargia);
  • peixe betta doente não consegue comer;
  • alterações no padrão do nado;
  • peixe se coçando;
  • dificuldade para respirar (indo para a superfície).

Lembre-se de que quanto mais cedo a doença for detectada e tratada, maiores serão as chances de recuperação do peixe.

Veja algumas das doenças mais comuns e seus sintomas.

Hidropisia

A hidropisia é um termo genérico que se refere a um conjunto de sintomas que incluem aumento abdominal, dificuldade respiratória, perda de apetite e eriçamento das escamas. 

Ela é causada por retenção de líquido na cavidade abdominal, nos músculos e na pele do peixe, e pode ser desencadeada por uma variedade de problemas, como constipação intestinal, renal ou cardíaca.

Doença da bexiga natatória

É uma doença na qual os peixes têm dificuldades para flutuar ou afundar no aquário, devido ao fato de a bexiga natatória não estar em pleno funcionamento.

Além desses sintomas, os peixes ainda podem apresentar barriga saliente e costas curvas.

Pode ser causada quando há luta, pela ingestão de alimento em excesso ou quando o peixe engole ar de forma incorreta. Entretanto, parasitas, bactérias, além de cistos renais e gordura no fígado também podem levar a essa condição.

Se a doença tiver sido causada por infecção, o tratamento com antibióticos pode ajudar.

Fungos na boca

A doença conhecida como “fungo” é causada principalmente pela bactéria Flexibacter columnaris. Ela se manifesta através de pequenos tufos brancos na boca e nas brânquias do peixe. 

O tratamento para essa doença inclui o uso de antibióticos específicos para ajudar a curar o peixe beta infectado.

Ictio 

Também conhecido como “doença dos pontos brancos”. É caracterizada pelos pequenos pontos brancos pelo corpo do peixe.

Ela é causada por um parasita que também provoca coceira, por isso é comum que o peixe betta doente tente se coçar em substratos e em outras superfícies do aquário.

A doença geralmente é desencadeada por mudanças bruscas nos parâmetros da água.

Oodiniose 

Conhecida como “doença do veludo”, é causada pelo protozoário Oodinium pilullaris e se manifesta através de pequenos pontinhos brilhantes sobre o corpo do peixe, parecendo um véu.

Dentre os sintomas estão a perda de apetite, problemas comportamentais e letargia.

ICH ou doença do ponto branco

O ICH é bastante comum e é causada por um parasita que se aloja no corpo do betta para sobreviver. Esta doença começa a mudar o comportamento do peixe. Ele fica muito nervoso, ansioso, as escamas se tornam opacas e está constantemente esfregando o corpo nas paredes do aquário. Tempos depois, pontos brancos aparecem no bichinho, ou seja, cistos que envolvem os parasitas. 

Se notar algum destes sintomas em seu betta, leve-o imediatamente para o veterinário. Caso o ICH não seja tratado, o peixe pode morrer de asfixia devido o coração acelerado. Entre os tratamentos então banhos de agua salgada, medicamentos e termoterapia.

Septicemia

Está doença é causada por bactérias e derivada do estresse causado por vários fatores: mudanças bruscas de temperatura da água, mau estado da comida, superlotação, chegada de peixes novos no aquário ou ferimentos. Os sintomas são letargia, falta de alimentação e marcas vermelhas como sangue por todo o corpo.

A Septicemia não é contagiosa e o tratamento mais comum é colocar antibióticos na água, que serão absorvidos pelo betta. Consulte um veterinário caso desconfie que seu peixe está com a doença para ele indicar a dose apropriada do remédio, pois os antibióticos devem ser usados com moderação. 

Doença do Veludo:

A doença do veludo causa pontos brilhantes no corpo do peixe, formando uma espécie de véu. Além disso, ela é causada por um protozoário, que também pode provocar falta de apetite, letargia e problemas respiratórios. 



E agora, o peixe betta está doente, o que fazer? A primeira coisa a ser feita ao observar mudanças no comportamento ou na aparência de um peixe é verificar os parâmetros da água. 

Para isso, confira a temperatura e utilize testes de aquário para saber como andam os níveis de pH e de amônia. A fim de manter o viveiro sempre saudável, isso deve ser feito com regularidade, não apenas quando há suspeita de doenças.

O tratamento vai depender da doença que afetou o seu amigo. Nesse sentido, sabemos que é complicado levá-lo para uma consulta. Além disso, nem sempre é fácil encontrar um profissional especializado em peixes. 

Em caso de dúvidas, uma dica é anotar todos os sintomas do peixe, se possível tirar uma foto e relatar o problema a um dos especialistas em aquarismo das lojas Petz. Dependendo da situação, eles poderão recomendar o melhor medicamento, assim como a maneira correta de utilizá-los.

Por ser uma espécie territorialista, o peixe betta costuma ser mantido sozinho nos aquários. Mesmo assim, é recomendado o uso do chamado aquário hospital durante o período do tratamento. 

Isso porque os fármacos utilizados podem alterar a biologia do aquário. Por seu tamanho reduzido, o viveiro terapêutico também ajuda a reduzir a dosagem do medicamento.

Para fazer um aquário hospital é necessário:

  • separe um recipiente com no mínimo 20 litros;
  • equipe o novo aquário com filtro comum, termômetro e termostato;
  • corrija os parâmetros da água com removedores de cloro e condicionadores de pH;
  • regule a temperatura,
  • coloque o peixe no aquário terapêutico e aplique o medicamento de acordo com as orientações do veterinário especialista em peixes ou do fabricante.

Evite usar a filtragem química, pois ela pode acabar anulando o efeito do medicamento. Lembrando que é preciso estar atento às condições da água do aquário original a fim de evitar novas contaminações. 

O que é aquário hospitalar 

O aquário hospitalar é um recipiente reduzido, equipado com um filtro comum, um termômetro e um termostato.

A água deve ser tratada com removedores de cloro e condicionadores de pH e a temperatura deve ser regulada. 

O peixe deve ficar no aquário terapêutico e a medicação aplicada seguindo as orientações de um especialista. 

Como evitar que o peixe fique doente?

A melhor forma de evitar o surgimento de doenças é garantindo o bom sistema de funcionamento do aquário, para isso, é importante ter alguns cuidados com limpeza, iluminação e filtragem. 

O aquário é um ecossistema bem frágil, por isso a filtragem é importante. Dessa forma o ciclo de nitrogênio funciona adequadamente. 

Todos os componentes do aquário, como restos de comida, fezes e urina, plantas mortas, entram em processo de decomposição, gerando algumas toxinas, entre elas a amônia, que pode ser altamente tóxica, por isso a importância da filtragem frequente.

A amônia também pode se transformar em nitrito e nitrato, dois componentes que são verdadeiros vilões para o aquário.

===============================================================

Labcon Bacter nada mais é do que um medicamento para peixes composto com um antimicrobiano chamado Sulfato de Neomicina. Isso mesmo, um remédio para peixes! Isso porque eles também ficam doentes, especialmente se a água do aquário estiver suja.

Sim, é possível encontrar um peixe Betta doente. Nesse caso, o uso de um remédio pode ajudar a manter seu amigão nadador mais saudável; mais que isso: o aquário num todo também!

Confira a seguir algumas das doenças causadas pelas bactérias de grupo gram-negativo:

- Escamas com relevos;
- Hemorragia;
- Olhos saltados;
- Feridas e bolhas sobre o corpo;
- Mudança de cor;
- Dificuldades para respirar;
- Nadadeiras avermelhadas;
- Coluna com má formação,
- Nado irregular.

Ou veja Kit Labcon Ictio + Aqualife + Bacter + Clean + Sani

Kit completo para tratamento de seu aquário - Compre aqui Compre Aqui!




Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Alho-poró: Benefícios e como consumir?

Como Plantar Alho-Poró em Vaso

Bolo de Fubá Para Diabéticos

MAIS VISTOS DO MÊS

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Salpicão vegetariano

Picanha Fácil

Empadão de Limão

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

Marcadores

Receitas Caseiras Empreenda Cães&Gatos Dicas Caseiras Farmácia Caseira Sobre Mim Medicina Alternativa Plantas Artesanato Cá Entre Nós Jardim Saúde Feminina Customização Flores Alérgicos/Intolerantes Orquídeas Pets Donas de Casa Horta Suculentas Chás Medicinais Resenhas Amarilis Crisântemo Looks&Moda Cactos Antúrio Como Plantar Benefícios Sucos Natureza Ora Pro Nobis Pomar Casa Cheirosa Plantio Utilidade Pública Cá Ofertas Diabéticos Dúvida dos Leitores Estresse Pimenta Pinscher Reflita Dicas de Casa Dicas de Viagens Alimentação Natural Para Cães Planta Medicinal Quiabo Churrasco Detox Lanches Cá News Dachsund Hibisco Coelho Cuscuz Devocionais Fibromialgia Livros Medicina Alternativa Pet Porquinho-da-Índia Pães Sobremesas Enxaqueca Frutos Transtorno Bipolar Veganos Casa Curiosidades Filmes/Vídeos Goiaba Limpeza Receitas de Natal Rosquinha de vinagre Sabões Caseiros Samambaia Bolos Decoração Dengue Diy Empadinhas Ervas Medicinais Faça Você Mesmo Fruta Nativa Gourmet Organizadores Organização Organização da Casa Ovário Policístico PH do Corpo Humano Receitas Para Pets Refeições Completas Rinite Alérgica Rosa-do-Deserto SOP Sem Glúten & Sem Lactose Sugestão p/ Almoço e Jantar Tortas Vinca Arroz Diferente Açaí Charcutaria Flor Medicinal Geladinho Jantar Completo Makes Massas Mioma Peixe Rabo de Macaco Receitas Típicas Receitas na Panificadora Receitas para o Café da Tarde Repolho Sabão Caseiro Saladas Salgados Saúde dos Pés Tartarugas Tomate Tratamento para enxaqueca Unhas Curtas planta AN Abelhas Achei na Shopee Adubo Agrião Air Fryer Alho-Poró Anti-Traças Aquário Artrite Avelós Betta Bolo de Caco Cachorro Pode Comer Caixa Organizadora Capa de Celular Caseiro Circulação Sanguinea Ciências Colesterol Comida Úmida Para Cães Como Fazer Panetone na Multipane Como limpar a geladeira Como limpar microondas Conservas Cosméticos Cronograma Capilar Diabetes Dicas de Congelamento Empada Esponja Mágica Estudos Farofa Faxina Completa na Geladeira Folhas de louro Geladinhi Gestantes Girassol Gripe Hamster Hipertermia Hortaliças Hortelã Ketchup Lanche da Tarde Low Carb Lápis Retrátil Manjericão Mel Meu Trabalho Mudas Onze Horas Ovo Papilomatose Pizza Politica de Privacidade Pomada Medicinal Caseira Psoríase Reaproveitamento de Alimentos Receitas para o Café da Manhã Reciclagem Reforma Remédio Caseiro Resfriado Rosas Salame Transporte Verbena Viagem Vlogs glicemia glicose
Mostrar mais

VEJA MAIS!

Salpicão vegetariano

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Marcadores

AN1 Anti-Traças1 Antúrio16 Aquário1 Arroz Diferente2 Artesanato48 Artrite1 Avelós1 Benefícios15 Betta1 Bolo de Caco1 Bolos3 Cá Entre Nós47 Cá Entre Nós - Papo Entre Amigas93 Cá News7 Cá Ofertas11 Cachorro Pode Comer1 Cactos18 Cães&Gatos68 Caixa Organizadora1 Canal do YouTube194 Capa de Celular1 Casa4 Casa Cheirosa13 Caseiro1 Charcutaria2 Chás Medicinais22 Churrasco8 Ciências1 Circulação Sanguinea1 Coelho6 Colesterol1 Comida Úmida Para Cães1 Como Fazer Panetone na Multipane1 Como limpar a geladeira1 Como limpar microondas1 Como Plantar16 Conservas1 Cosméticos1 Crisântemo21 Cronograma Capilar1 Curiosidades4 Cuscuz6 Customização36 Dachsund7 Decoração3 Dengue3 Detox8 Devocionais6 Diabetes1 Diabéticos11 Dicas Caseiras68 Dicas de Casa10 Dicas de Congelamento1 Dicas de Viagens10 Dicas Para Nós168 Dicas para o Lar93 Dicas Pets86 Dieta&Saúde190 Diy3 Donas de Casa24 Dúvida dos Leitores11 Empada1 Empadinhas3 Empreenda75 Enxaqueca5 Ervas Medicinais3 Espaço Feminino79 Esponja Mágica1 Estresse11 Estudos1 Faça Você Mesmo3 Farmácia Caseira66 Farofa1 Faxina Completa na Geladeira1 Fibromialgia6 Filmes/Vídeos4 Flor Medicinal2 Flores30 Folhas de louro1 Fruta Nativa3 Frutos5 Geladinhi1 Geladinho2 Gestantes1 Girassol1 glicemia1 glicose1 Goiaba4 Gourmet3 Gripe1 Hamster1 Hibisco7 Hipertermia1 Horta23 Hortaliças1 Hortelã1 Jantar Completo2 Jardim44 Ketchup1 Lanche da Tarde1 Lanches8 Lápis Retrátil1 Limpeza4 Livros6 Looks&Moda21 Low Carb1 Makes2 Manjericão1 Massas2 Medicina Alternativa54 Medicina Alternativa Pet6 Mel1 Meu Trabalho1 Mioma2 Mudas1 Natureza14 Onze Horas1 Ora Pro Nobis14 Organização3 Organização da Casa3 Organizadores3 Orquídeas26 Ovário Policístico3 Ovo1 Pães6 Papilomatose1 Peixe2 Pets26 PH do Corpo Humano3 Pimenta11 Pinscher11 Pizza1 planta2 Planta Medicinal9 Plantas54 Plantio12 Politica de Privacidade1 Pomada Medicinal Caseira1 Pomar14 Porquinho-da-Índia6 Psoríase1 Quiabo9 Rabo de Macaco2 Reaproveitamento de Alimentos1 Receitas369 Receitas Caseiras76 Receitas de Natal4 Receitas Doces158 Receitas na Panificadora2 Receitas para o Café da Manhã1 Receitas para o Café da Tarde2 Receitas Para Pets3 Receitas Salgadas203 Receitas Típicas2 Reciclagem1 Refeições Completas3 Reflita11 Reforma1 Remédio Caseiro1 Repolho2 Resenhas22 Resfriado1 Rinite Alérgica3 Rosa-do-Deserto3 Rosas1 Rosquinha de vinagre4 Sabão Caseiro2 Sabões Caseiros4 Saladas2 Salame1 Salgados2 Samambaia4 Saúde dos Pés2 Saúde Feminina40 Sem Glúten & Sem Lactose3 Sobre Mim66 Sobremesas6 SOP3 Sucos15 Suculentas23 Sugestão p/ Almoço e Jantar3 Tartarugas2 Tomate2 Tortas3 Transporte1 Transtorno Bipolar5 Tratamento para enxaqueca2 Unhas Curtas2 Utilidade Pública12 Veganos5 Verbena1 Viagem1 Vinca3 Vlogs1
Mostrar mais