Cacto Tuna, Cuja Flor Só Floresce A Noite


Nome científico: Cereus hildmannianus K.Schum.
Família: Cactaceae
Conhecida popularmente: Tuna.
Grau de ameaça: LC.¹
Biomas em que ocorre: Mata Atlântica, Pampa.
Floração: Outubro a fevereiro.
Frutificação: Outubro a fevereiro.

Sobre essa espécie: É uma planta arbustiva que pode atingir até 15 metros de altura. Suas flores apresentam coloração branca e são noturnas, o que significa que ficam abertas apenas durante a noite, e seus frutos podem ser vistos nas cores amarelo, alaranjado ou vermelho. A espécie ocorre em solos arenosos, rochosos, afloramentos, paredões e em alguns casos também pode ocorrer sobre árvores e arbustos. Além de servir como alimento para a fauna, algumas aves utilizam a tuna para a construção de seus ninhos. Também pode ser vista como ornamental e os frutos consumidos pelas pessoas. 

Flores

Com 10 a 15 cm de diâmetro por 10 a 14 cm de comprimento, brancas com tépalas externas rosadas.

A tuna (Cereus hildmannianus K. Schum.) é uma planta alimentícia não convencional (PANC) que produz frutos cujo consumo é limitado, também, pelo desconhecimento sobre seus parâmetros de maturação. Seus frutos são ricos em mucilagens e com valor nutritivo similar aos de outras cactáceas, sugerindo seu potencial para produção em escala e comercialização. No entanto, a colheita em estádio de maturação adequado dos frutos é dificultada pela variabilidade de tamanhos e colorações mesmo estando maduros.

Frutos

Bagas de 5 a 12 cm de diâmetro e 7 a 12 cm de comprimento, globosos, amarelos, alaranjados ou vermelhos, abrem-se do ápice para a base ao longo de três linhas, polpa branca, com sementes ovadas com 3 mm de comprimento por 2.8 mm de largura, pretas, sem brilho, testas reticuladas.





A fruta é conhecida como figo do inferno ou caju do mandacaru. É um fruto comestível, doce e nutritivo, que amadurece entre março e abril.
É fonte de nutrientes e antioxidantes. Além disso, o valor protéico de sua polpa mostrou ser maior do que de frutas como ameixa, caju, melancia e goiabaJá as sementes provaram ser uma fonte abundante de nutriente de reserva e uma fonte de gordura para a polpa do fruto.

Por outro lado, uma porção de 100 mg do fruto oferece menos de 10% da recomendação diária de vitamina C (para adultos saudáveis). A casca ainda apresentou 25% mais teor de vitamina C do que a polpa do fruto. Em compensação, a mesma porção pode melhorar em 20% o consumo médio diário de compostos fenólicos, que trazem importantes benefícios à saúde, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Já há algumas décadas a ciência tem explorado as propriedades do Tuna. A planta, além de ser acessível, apresenta importantes características para usos terapêuticos. Outro benefício importante do mandacaru é sua aplicação no tratamento de água, e por conter outros benefícios além de seus frutos. Mas esse assunto, fica para outro post, ok?!







Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Benefícios do Agrião

Tapioca de Cuscuz

Salada de Manga

MAIS VISTOS DA SEMANA

Salada de Manga

Benefícios do Agrião

Tapioca de Cuscuz

Receitas com Café

Veja como fazer molho de pimenta dedo-de-moça

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Salpicão vegetariano

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)