Cacto Tuna, Cuja Flor Só Floresce A Noite


Nome científico: Cereus hildmannianus K.Schum.
Família: Cactaceae
Conhecida popularmente: Tuna.
Grau de ameaça: LC.¹
Biomas em que ocorre: Mata Atlântica, Pampa.
Floração: Outubro a fevereiro.
Frutificação: Outubro a fevereiro.

Sobre essa espécie: É uma planta arbustiva que pode atingir até 15 metros de altura. Suas flores apresentam coloração branca e são noturnas, o que significa que ficam abertas apenas durante a noite, e seus frutos podem ser vistos nas cores amarelo, alaranjado ou vermelho. A espécie ocorre em solos arenosos, rochosos, afloramentos, paredões e em alguns casos também pode ocorrer sobre árvores e arbustos. Além de servir como alimento para a fauna, algumas aves utilizam a tuna para a construção de seus ninhos. Também pode ser vista como ornamental e os frutos consumidos pelas pessoas. 

Flores

Com 10 a 15 cm de diâmetro por 10 a 14 cm de comprimento, brancas com tépalas externas rosadas.

A tuna (Cereus hildmannianus K. Schum.) é uma planta alimentícia não convencional (PANC) que produz frutos cujo consumo é limitado, também, pelo desconhecimento sobre seus parâmetros de maturação. Seus frutos são ricos em mucilagens e com valor nutritivo similar aos de outras cactáceas, sugerindo seu potencial para produção em escala e comercialização. No entanto, a colheita em estádio de maturação adequado dos frutos é dificultada pela variabilidade de tamanhos e colorações mesmo estando maduros.

Frutos

Bagas de 5 a 12 cm de diâmetro e 7 a 12 cm de comprimento, globosos, amarelos, alaranjados ou vermelhos, abrem-se do ápice para a base ao longo de três linhas, polpa branca, com sementes ovadas com 3 mm de comprimento por 2.8 mm de largura, pretas, sem brilho, testas reticuladas.





A fruta é conhecida como figo do inferno ou caju do mandacaru. É um fruto comestível, doce e nutritivo, que amadurece entre março e abril.
É fonte de nutrientes e antioxidantes. Além disso, o valor protéico de sua polpa mostrou ser maior do que de frutas como ameixa, caju, melancia e goiabaJá as sementes provaram ser uma fonte abundante de nutriente de reserva e uma fonte de gordura para a polpa do fruto.

Por outro lado, uma porção de 100 mg do fruto oferece menos de 10% da recomendação diária de vitamina C (para adultos saudáveis). A casca ainda apresentou 25% mais teor de vitamina C do que a polpa do fruto. Em compensação, a mesma porção pode melhorar em 20% o consumo médio diário de compostos fenólicos, que trazem importantes benefícios à saúde, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Já há algumas décadas a ciência tem explorado as propriedades do Tuna. A planta, além de ser acessível, apresenta importantes características para usos terapêuticos. Outro benefício importante do mandacaru é sua aplicação no tratamento de água, e por conter outros benefícios além de seus frutos. Mas esse assunto, fica para outro post, ok?!







Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Plantas que reduzem a ansiedade

Salpicão vegetariano

Bálsamo Que Cura

MAIS VISTOS DA SEMANA

Salpicão vegetariano

Bálsamo Que Cura

Arroz Simples Natalino

Plantas que reduzem a ansiedade

A Pimenta E Seus Benefícios Para o Controle do Colesterol e Inflamação

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Salpicão vegetariano

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)