AÇAÍ, Um Fruto Nativo da Amazônia Brasileira Repleto de Benefícios

 Puro, adoçado com guaraná, frutas ou granola, o açaí é um fruto de origem amazônica que nas últimas décadas saltou da mesa das populações do Norte do Brasil, onde faz parte da dieta, para as prateleiras do resto do mundo.

O Açaí, fruto típico de uma palmeira amazônica, ganhou o mundo. É vedete nas lanchonetes de cidades litorâneas do Brasil, em quiosques de Los Angeles e Nova Iorque (EUA) e até em Paris (França). Açaí, típico da região Amazônica, fruto do açaizeiro (Euterpe oleracea, família Palmae)  é muito utilizado pelos habitantes no preparo de sucos, vinhos, doces, licores e sorvetes. O açaizeiro é uma palmeira tipicamente tropical, encontrada no estado silvestre e faz parte da vegetação das matas de terra firme, várzea e igapó. A palmeira também é explorada na região para a extração do palmito. Conhecido por ter uma polpa com grande poder nutritivo, a fruta é consumida no mundo todo em bebidas, mix de frutas, sorvetes e cápsulas.    

Na região amazônica, o suco feito com a polpa é conhecido como “vinho de açaí”. Consumido geralmente com farinha de tapioca, faz parte da alimentação local. Hoje, o estado que lidera a produção é o Pará, com quase 90% do mercado, mas o açaí é apreciado em toda a região amazônica e recentemente tem sido também consumido pelos estados do Sul e Sudeste do Brasil, principalmente por academias e atletas.


Despolpamento do fruto   

Pelo despolpamento do fruto, obtem-se o tradicional “vinho do açaí”, bebida de grande aceitação e bastante difundida entre as camadas populares, considerado um dos alimentos básicos da região.    O caroço (endocarpo e amêndoa), após decomposição é largamente empregado como matéria orgânica, sendo considerado ótimo adubo para o cultivo de hortaliças e plantas ornamentais.   


Como é feita a polpa do açaí?

A tradicional polpa do açaí é feita com o desmembramento do caroço e da polpa. A quantidade de polpa em cada fruto costuma ser pouca, já que o caroço é proporcionalmente grande.

Para a produção da polpa que é consumida pelas pessoas, há uma série de etapas. O fruto passa por uma higienização e desintoxicação. Depois disso, a polpa é extraída do caroço, batida até chegar à consistência ideal e, em seguida, congelada para manter sua conservação.

Na maioria dos locais em que o açaí é comercializado, é comum adicionar quantidades de xarope de guaraná, adoçantes e açúcares para que ele tenha um sabor mais adocicado.

Recomenda-se que, após a colheita, a polpa seja retirada em, no máximo, um dia para que o açaí não perca suas propriedades.


Utilização da Estirpe do Açaí   
Quando adulto e bem seco, a estirpe é bastante utilizado como esteio para construções rústicas, ripas para cercados, currais, paredes e caibros para coberturas de barracas, lenha para aquecimento de fornos de olarias. Experiências realizadas pelo Idesp-Pará, demonstraram a sua importância como matéria-prima para produção de papel e produtos de isolamento elétrico.   

A Copa   
As folhas do açaí servem para cobertura de barracas provisórias e fechamento de paredes, especialmente as de uso transitório como as utilizadas pelos roceiros e caçadores. Quando verdes e recém-batidas, servem como ração, sendo bastante apreciada pelos animais. As folhas do açaizeiro, após trituração, também fornecem matéria-prima para fabricação de papel. Na base da copa, constituída pela reunião das bainhas e o ponto terminal do estipe, encontra-se um palmito de ótima qualidade e muito procurado pelas indústrias alimentícias.   

As bainhas da folhas, por sua vez, após separação para extração do palmito e os resíduos deste, são utilizadas como excelente ração para bovinos e suínos, bem como – após decomposição – excelente adubo orgânico para hortaliças e fruteiras.

A Planta   
É palmeira de belo porte, apresentando-se bastante alta, quando em concorrência na floresta, porém de porte médio se cultivada isoladamente ou sem influência de árvores de grande porte. Presta-se com ótimos resultados para ornamentação de jardins e parques. Pelas características de cultura permanente, pode ser recomendada para proteção do solo, por apresentar uma deposição constante de folhas, aliado ao sistema radicular abundante que possui.   

Importância Comercial   
O açaí é de importância incalculável para a região amazônica em virtude de sua utilização constante por grande parte da população, tornando-se impossível, nas condições atuais de produção e mercado, a obtenção de dados exatos sobre sua comercialização. A falta de controle nas vendas, bem como a inexistência de uma produção racionalizada, uma vez que a matéria-prima consumida apoia-se pura e simplesmente no extrativismo e comercialização direta, também impedem a constituição de números exatos.

Variedades
O açaizeiro apresenta duas variedades bastante conhecidas pelo homem interiorano, cuja diferenciação é feita apenas pela coloração que os frutos apresentam quando maduros, as quais podem ser assim caracterizadas:


Açaí Roxo:   
É a variedade regional predominante conhecida com açaí preto, pois seus frutos apresentam, quando maduros, uma polpa escura, da qual se obtém um suco de coloração arroxeada “cor de vinho”, originando assim, a denominação popular de “vinho de açaí”.
Açaí Branco   
É assim denominado por produzir frutos cuja polpa, quando madura, se apresenta de coloração verde-escuro brilhante, fornecendo um suco (vinho) de cor creme claro.

Além de ser aproveitado de todas estas formas, o palmito do açai, que é muito apreciado e considerado como um prato fino, é comercializado em grande escala e chega a ser exportado.

Os tipos de açaizeiro são definidos de acordo com a coloração, formas da inflorescência, tipo de cacho e diâmetro dos frutos. Por isso, há diversas denominações, como açaí-roxo ou preto, açaí-branco, açaí-açu, açaí-espada, açaí-sangue-de-boi etc.

Por meio do açaizeiro, além do fruto, também se aproveitam as folhas, raízes, palmito e tronco. Como ele é cultivado, em grande parte, junto à população ribeirinha, as folhas e troncos do açaizeiro são usados para fazer desde casas até para a produção de objetos como bolsas e chapéus, que contribuem com as atividades de subsistência locais.

Tabela nutricional do açaí

Cerca de 100 gramas de polpa pura do açaí – ou seja, sem a adição de açúcar que geralmente acompanha produtos vendidos no mercado – tem aproximadamente:  

  • 60 calorias 
  • 6 gramas de carboidratos 
  • 0,8 gramas de proteína 
  • 3,9 gramas de gordura 
  • 2,6 gramas de fibra 
  • 9 miligramas de vitamina C 

O açaí contém ainda vitamina E e minerais como manganês, cobre, boro e cromo. 

CONHEÇA OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO AÇAÍ

Fonte rica em proteínas, fibras, lipídios, o açaí ainda possui Vitamina C, Vitamina B1 e Vitamina B2, além de Fósforo, Ferro e Cálcio. E com tantos nutrientes, a fruta traz diversos benefícios para a saúde. Confira alguns deles:

Ajuda na prevenção do câncer: O açaí contém antocianinas, importante antioxidante que colabora para a prevenção do câncer. Além disso, é rico em ácido oleico, responsável por bloquear os genes que causam a doença; retardar o desenvolvimento de tumores e fazer as células da doença se autodestruírem.

Combate a anemia: O açaí é rico em ferro e, por isso, forte aliado para combater a anemia. Para potencializar a absorção do nutriente, você pode ainda consumir a fruta com outras cítricas, como acerola e kiwi.

Reduz o colesterol ruim: As mesmas antocianinas que ajudam na prevenção do câncer são responsáveis por diminuir os níveis de colesterol. As gorduras presentes no açaí benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o colesterol bom (HDL).

Controla a pressão: A semente do açaí contém substâncias que ajudam a dilatar os vasos, o que garante o controle da pressão alta.

Ajuda o sistema imunológico: Os antioxidantes e a vitamina C auxiliam na manutenção da imunidade do organismo.

Anti-inflamatório: A fruta ajuda na redução de sintomas entre os pacientes com inflamação crônica, doenças autoimunes e asma.

Antienvelhecimento: Os flavonoides e antocianinas auxiliam na proteção das células. Isso faz com sejam reduzidos os efeitos do envelhecimento.

Proteção contra o Alzheimer: O açaí possui substâncias que ajudam a proteger o cérebro de danos que podem evoluir para doenças degenerativas, como o Mal de Alzheimer.

Fonte de energia: Por ter alta concentração de carboidratos, o açaí é um ótimo alimento para ser consumido antes de atividades físicas, para garantir mais energia. Além disso, é indicado ingerir a fruta após os exercícios, já que ela possui aminoácidos importantes para a regeneração muscular, mantendo o condicionamento físico. Outro benefício é a prevenção de câimbras pelo seu alto teor de potássio. 

Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Salada de Manga

Benefícios do Agrião

Tapioca de Cuscuz

MAIS VISTOS DA SEMANA

Salada de Manga

Pimenta no Controle da Circulação Sangüínea

Benefícios do Agrião

Tapioca de Cuscuz

Receitas com Café

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Salpicão vegetariano

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)