AÇAÍ, Um Fruto Nativo da Amazônia Brasileira Repleto de Benefícios

 Puro, adoçado com guaraná, frutas ou granola, o açaí é um fruto de origem amazônica que nas últimas décadas saltou da mesa das populações do Norte do Brasil, onde faz parte da dieta, para as prateleiras do resto do mundo.

O Açaí, fruto típico de uma palmeira amazônica, ganhou o mundo. É vedete nas lanchonetes de cidades litorâneas do Brasil, em quiosques de Los Angeles e Nova Iorque (EUA) e até em Paris (França). Açaí, típico da região Amazônica, fruto do açaizeiro (Euterpe oleracea, família Palmae)  é muito utilizado pelos habitantes no preparo de sucos, vinhos, doces, licores e sorvetes. O açaizeiro é uma palmeira tipicamente tropical, encontrada no estado silvestre e faz parte da vegetação das matas de terra firme, várzea e igapó. A palmeira também é explorada na região para a extração do palmito. Conhecido por ter uma polpa com grande poder nutritivo, a fruta é consumida no mundo todo em bebidas, mix de frutas, sorvetes e cápsulas.    

Na região amazônica, o suco feito com a polpa é conhecido como “vinho de açaí”. Consumido geralmente com farinha de tapioca, faz parte da alimentação local. Hoje, o estado que lidera a produção é o Pará, com quase 90% do mercado, mas o açaí é apreciado em toda a região amazônica e recentemente tem sido também consumido pelos estados do Sul e Sudeste do Brasil, principalmente por academias e atletas.


Despolpamento do fruto   

Pelo despolpamento do fruto, obtem-se o tradicional “vinho do açaí”, bebida de grande aceitação e bastante difundida entre as camadas populares, considerado um dos alimentos básicos da região.    O caroço (endocarpo e amêndoa), após decomposição é largamente empregado como matéria orgânica, sendo considerado ótimo adubo para o cultivo de hortaliças e plantas ornamentais.   


Como é feita a polpa do açaí?

A tradicional polpa do açaí é feita com o desmembramento do caroço e da polpa. A quantidade de polpa em cada fruto costuma ser pouca, já que o caroço é proporcionalmente grande.

Para a produção da polpa que é consumida pelas pessoas, há uma série de etapas. O fruto passa por uma higienização e desintoxicação. Depois disso, a polpa é extraída do caroço, batida até chegar à consistência ideal e, em seguida, congelada para manter sua conservação.

Na maioria dos locais em que o açaí é comercializado, é comum adicionar quantidades de xarope de guaraná, adoçantes e açúcares para que ele tenha um sabor mais adocicado.

Recomenda-se que, após a colheita, a polpa seja retirada em, no máximo, um dia para que o açaí não perca suas propriedades.


Utilização da Estirpe do Açaí   
Quando adulto e bem seco, a estirpe é bastante utilizado como esteio para construções rústicas, ripas para cercados, currais, paredes e caibros para coberturas de barracas, lenha para aquecimento de fornos de olarias. Experiências realizadas pelo Idesp-Pará, demonstraram a sua importância como matéria-prima para produção de papel e produtos de isolamento elétrico.   

A Copa   
As folhas do açaí servem para cobertura de barracas provisórias e fechamento de paredes, especialmente as de uso transitório como as utilizadas pelos roceiros e caçadores. Quando verdes e recém-batidas, servem como ração, sendo bastante apreciada pelos animais. As folhas do açaizeiro, após trituração, também fornecem matéria-prima para fabricação de papel. Na base da copa, constituída pela reunião das bainhas e o ponto terminal do estipe, encontra-se um palmito de ótima qualidade e muito procurado pelas indústrias alimentícias.   

As bainhas da folhas, por sua vez, após separação para extração do palmito e os resíduos deste, são utilizadas como excelente ração para bovinos e suínos, bem como – após decomposição – excelente adubo orgânico para hortaliças e fruteiras.

A Planta   
É palmeira de belo porte, apresentando-se bastante alta, quando em concorrência na floresta, porém de porte médio se cultivada isoladamente ou sem influência de árvores de grande porte. Presta-se com ótimos resultados para ornamentação de jardins e parques. Pelas características de cultura permanente, pode ser recomendada para proteção do solo, por apresentar uma deposição constante de folhas, aliado ao sistema radicular abundante que possui.   

Importância Comercial   
O açaí é de importância incalculável para a região amazônica em virtude de sua utilização constante por grande parte da população, tornando-se impossível, nas condições atuais de produção e mercado, a obtenção de dados exatos sobre sua comercialização. A falta de controle nas vendas, bem como a inexistência de uma produção racionalizada, uma vez que a matéria-prima consumida apoia-se pura e simplesmente no extrativismo e comercialização direta, também impedem a constituição de números exatos.

Variedades
O açaizeiro apresenta duas variedades bastante conhecidas pelo homem interiorano, cuja diferenciação é feita apenas pela coloração que os frutos apresentam quando maduros, as quais podem ser assim caracterizadas:


Açaí Roxo:   
É a variedade regional predominante conhecida com açaí preto, pois seus frutos apresentam, quando maduros, uma polpa escura, da qual se obtém um suco de coloração arroxeada “cor de vinho”, originando assim, a denominação popular de “vinho de açaí”.
Açaí Branco   
É assim denominado por produzir frutos cuja polpa, quando madura, se apresenta de coloração verde-escuro brilhante, fornecendo um suco (vinho) de cor creme claro.

Além de ser aproveitado de todas estas formas, o palmito do açai, que é muito apreciado e considerado como um prato fino, é comercializado em grande escala e chega a ser exportado.

Os tipos de açaizeiro são definidos de acordo com a coloração, formas da inflorescência, tipo de cacho e diâmetro dos frutos. Por isso, há diversas denominações, como açaí-roxo ou preto, açaí-branco, açaí-açu, açaí-espada, açaí-sangue-de-boi etc.

Por meio do açaizeiro, além do fruto, também se aproveitam as folhas, raízes, palmito e tronco. Como ele é cultivado, em grande parte, junto à população ribeirinha, as folhas e troncos do açaizeiro são usados para fazer desde casas até para a produção de objetos como bolsas e chapéus, que contribuem com as atividades de subsistência locais.

Tabela nutricional do açaí

Cerca de 100 gramas de polpa pura do açaí – ou seja, sem a adição de açúcar que geralmente acompanha produtos vendidos no mercado – tem aproximadamente:  

  • 60 calorias 
  • 6 gramas de carboidratos 
  • 0,8 gramas de proteína 
  • 3,9 gramas de gordura 
  • 2,6 gramas de fibra 
  • 9 miligramas de vitamina C 

O açaí contém ainda vitamina E e minerais como manganês, cobre, boro e cromo. 

CONHEÇA OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO AÇAÍ

Fonte rica em proteínas, fibras, lipídios, o açaí ainda possui Vitamina C, Vitamina B1 e Vitamina B2, além de Fósforo, Ferro e Cálcio. E com tantos nutrientes, a fruta traz diversos benefícios para a saúde. Confira alguns deles:

Ajuda na prevenção do câncer: O açaí contém antocianinas, importante antioxidante que colabora para a prevenção do câncer. Além disso, é rico em ácido oleico, responsável por bloquear os genes que causam a doença; retardar o desenvolvimento de tumores e fazer as células da doença se autodestruírem.

Combate a anemia: O açaí é rico em ferro e, por isso, forte aliado para combater a anemia. Para potencializar a absorção do nutriente, você pode ainda consumir a fruta com outras cítricas, como acerola e kiwi.

Reduz o colesterol ruim: As mesmas antocianinas que ajudam na prevenção do câncer são responsáveis por diminuir os níveis de colesterol. As gorduras presentes no açaí benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o colesterol bom (HDL).

Controla a pressão: A semente do açaí contém substâncias que ajudam a dilatar os vasos, o que garante o controle da pressão alta.

Ajuda o sistema imunológico: Os antioxidantes e a vitamina C auxiliam na manutenção da imunidade do organismo.

Anti-inflamatório: A fruta ajuda na redução de sintomas entre os pacientes com inflamação crônica, doenças autoimunes e asma.

Antienvelhecimento: Os flavonoides e antocianinas auxiliam na proteção das células. Isso faz com sejam reduzidos os efeitos do envelhecimento.

Proteção contra o Alzheimer: O açaí possui substâncias que ajudam a proteger o cérebro de danos que podem evoluir para doenças degenerativas, como o Mal de Alzheimer.

Fonte de energia: Por ter alta concentração de carboidratos, o açaí é um ótimo alimento para ser consumido antes de atividades físicas, para garantir mais energia. Além disso, é indicado ingerir a fruta após os exercícios, já que ela possui aminoácidos importantes para a regeneração muscular, mantendo o condicionamento físico. Outro benefício é a prevenção de câimbras pelo seu alto teor de potássio. 

Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bolo de milho low carb é sem açúcar e muito fácil de fazer

Pitomba - uma fruta nativa, rica em benefícios e boa para o intestino

Receita de Ora Pro Nobis Refogado e Seus Benefícios

MAIS VISTOS DA SEMANA

Arroz Simples Natalino

Salpicão vegetariano

Receita de Ora Pro Nobis Refogado e Seus Benefícios

Controle a Diabete Com a Alimentação - Dieta Para Diabéticos

Benefícios do Caroço do Abacate

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Salpicão vegetariano