Amarílis, veja seus significados e Benefícios Para Saúde


A natureza é repleta de preciosidades. Uma delas é a flor Amarílis, também conhecida como Açucena e “tulipa brasileira”, muito glamourosa e exuberante, originária da América do Sul. Ornamental e com muitos significados, ela promove conexão espiritual e, ainda, oferece outros benefícios. Deixe-se fascinar por essa verdadeira joia botânica.

Todas as espécies de flores são lindas, mas neste artigo vamos aprender mais especificamente sobre a açucena que é um excelente presente e pode ser facilmente plantada em casa.


A flor Amarílis abrange uma diversidade de significados, desde a expressão de amabilidade até emoções de angústia e tristeza pela perda da pessoa amada. Presentear com Amarílis é como enviar uma mensagem carregada de emoções, seja de paixão intensa, pureza e elegância. Ou seja, ela é muito mais do que uma simples flor — é um universo de significados profundos.

  • O significado do nome: Amarílis tem raízes no grego “amarýssein”, que significa “brilhar”.
  • A flor Amarílis: essa planta bulbosa, conhecida por suas flores vermelhas deslumbrantes e perfume suave, transmite uma aura de altivez, elegância e graça.
  • Amarílis vermelha: é a expressão de uma paixão ardente.
  • Amarílis branca: simboliza pureza e inocência, criando uma paleta de sentimentos em suas pétalas.

Como cuidar da amarílis

A amarílis, também conhecida como amaryllis e açucena, é uma flor resistente que não exige muitos cuidados no plantio. No entanto, assim como a maioria das plantas, ela precisa de nutrientes adequados para crescer e se desenvolver. A seguir, Ana Paula Lino dá algumas dicas que te ajudarão no cultivo:

  • Irrigação: “a amarílis precisa ser mantida levemente úmida, porém ela não tolera o encharcamento do solo”. O ideal é realizar regas apenas quando o substrato estiver seco.
  • Adubação: a especialista recomenda húmus de minhoca ou adubo industrializado. “A adubação pode ser feita 1 vez por semana ou de 15 em 15 dias”.
  • Cultivo: “a amarílis aprecia um substrato bem drenável, poroso e rico em matéria orgânica”. Para o plantio em vaso, a paisagista indica o uso de ⅔ de terra vegetal, ⅓ de húmus de minhoca e ⅓ de perlita.
  • Luminosidade: “a espécie aprecia o sol pleno, de preferência o sol da manhã. O ideal é que ela receba pelo menos 4 horas de luminosidade por dia”.
  • Floração: a planta floresce uma vez por ano, durante a primavera. Para garantir o florescimento, é preciso que ela receba adubo de qualidade, solo fértil e boa iluminação.
  • Mudas: segundo Lino, é possível fazer mudas de amarílis por meio dos bulbos da planta. Para isso, basta cortá-los em até 4 pedaços e plantá-los em um solo composto de vermiculita. O substrato precisa ser mantido em um ambiente escuro e com boa umidade.

Benefícios da Amarílis

A planta além de amplamente usada na ornamentação, possui propriedades medicinais tais como emoliente, cicatrizante, antisséptica e diurética.

  • Ornamentação: A Amarílis é uma flor majestosa, fácil de cuidar e utilizada na ornamentação de ambientes, proporcionando beleza estética.
  • Simbolismo: Além de sua beleza, a flor tem um significado simbólico associado a amor e amizade.
  • Propriedades medicinais: A planta possui propriedades medicinais, como ser emoliente, cicatrizante, antisséptica e diurética, sendo utilizada para diversos fins terapêuticos.
  • Cultivo versátil: Pode ser cultivada em diferentes ambientes, incluindo jardins e vasos, tornando-se uma opção versátil para quem aprecia o cultivo de flores.
Não é recomendado comer a flor Amarílis, pois o pólen pode ser perigoso, especialmente para animais de estimação. Como a flor não é própria para o consumo, não é recomendado produzir receitas com a Amarílis.

Na medicina popular, ela é usada no tratamento de feridas, além de alívio de dores e clareamento de manchas da pele.

As pétalas, conservadas em aguardente, são usadas para limpeza e cicatrização de machucado. Embebidas em azeite, auxilia no alívio de picadas de inseto ou coceiras.

O óleo extraído dos bulbos, é empregado na fabricação de variados cosméticos para melhoria do aspecto da saúde da pele.

Para aproveitar os benefícios proporcionados pela açucena, pode-se utilizar o seu bulbo ou as suas pétalas. O bulbo deve ser cozido no leite, amassado e misturado com banha de porco. Assim, forma-se um cataplasma emoliente.

Já as pétalas podem ser fervidas em aguardente e aplicadas sobre feridas, auxiliando no processo de cicatrização. Também pode-se embeber as pétalas da planta em azeite de oliva, sendo um tratamento eficiente contra queimaduras leves.

Usa-se o suco de folhas e bulbos, para curar dores de ouvido e lesões cancerosas diversas no reto, boca e pulmão.

O bulbo também tem ação emética e purgante, é usado macerado em água, cozido e torrado, para tratamento de dores de estômago. As raízes são eméticas e laxantes e são usadas para tratar asma, biliosidades e induzir ao vômito. As flores têm ação antiespasmódica e é recomendada na tosse convulsa.

Porém, o uso medicinal é empírico, no entanto, não havendo comprovação científica e sequer, estudos toxicológicos de segurança. É preciso lembrar que os bulbos de açucenas também contêm substâncias tóxicas, em dependendo da dosagem de uso e sensibilidade da pessoa.

Lembre-se que a automedicação pode ser muito perigosa! Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.



Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Salada de Manga

Benefícios do Agrião

Tapioca de Cuscuz

MAIS VISTOS DA SEMANA

Salada de Manga

Pimenta no Controle da Circulação Sangüínea

Benefícios do Agrião

Tapioca de Cuscuz

Receitas com Café

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Salpicão vegetariano

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)