Bálsamo Que Cura


Você certamente já ouviu a palavra bálsamo alguma vez. Na bíblia, esta planta, além de ter sido utilizada como aroma no templo do criador, ela continha um poder curativo. Deus usou o bálsamo de Gileade como uma metáfora para se referir à cura que o povo de Israel havia rejeitado.

bálsamo se desenvolve bem em solos arenosos, enriquecidos com húmus e que recebam sol pleno ou meia sombra.

Chamado cientificamente de Sedum Dendroideum, o extrato do bálsamo é retirado de suas folhas carnosas que, por causa de seus compostos bioativos, traz benefícios à pele e ao organismo interno dos seres humanos. Também é muito utilizado em cosméticos como perfumes devido ao seu aroma. 

Pertence à família das Crassulaceae, sendo herbáceas de folhas suculentas e flores amarelas. Ele pode atingir uma altura de 30 a 50 centímetros. A planta é nativa da África do Sul e da Ásia, e também atende pelos nomes de pau-de-bálsamo, bálsamo branco, pau vermelho, balso, cabraiba, óleo vermelho e cabureiba.

Foi comprovado por meio do estudo publicado pela revista Elsevier, que o bálsamo possui agentes contra dores e inflamações, principalmente relacionados a problemas estomacais, por isso é largamente utilizado no tratamento de distúrbios gástricos.

Foi demonstrado que o ativo Kaempferol, que costuma ser encontrado nas folhas da planta, foi capaz de proteger as membranas do estômago de ratos contra as inflamações, comprovando então seu poder anti-inflamatório e possível cura para gastrites.

Além disso, um estudo realizado pela International Union of Biochemistry and Molecular Biology, confirmou que a planta possui um potencial antidiabético, por utilizar a glicose de forma mais eficiente pelas células hepáticas do fígado.

Em 2014 foi realizado outro estudo com ratos, demonstrando que o flavonóide canferitrina presente no bálsamo estimulou a enzima fosfofrutoquinase (PFK) melhorando a sensibilidade das células hepáticas em relação à utilização de glicose, tendo o efeito de controlar a glicose sanguínea. Isso abre acaminhos para também correlacionar o bálsamo com benefícios para diabéticos.

Indicações do Bálsamo

O bálsamo é muito indicado para lesões na pele e em órgãos internos. Seus benefícios são observados após resultados de um uso regular da planta no tratamento de feridas em geral, machucados com gangrena, úlcera, queimaduras e frieiras. Também é tido como poder curativo de diabetes, epilepsia e bronquite.

O Bálsamo é indicado em caso de contusões, torções, ferimentos. Usar emplastos de folhas frescas amassadas de 3 a 4 vezes ao dia

Seus componentes o fazem ter ação como digestivo ao ser consumido, ou, externamente, como cicatrizante e emoliente. Por essas razões, pode ser usado como tratamento de inflamações gastrointestinais ou inflamações e torções de pele, como contusões, e até em afecções dos aparelhos respiratório e urinário.

                                      Benefícios do bálsamo para a pele

O óleo extraído do caule do bálsamo possui propriedades hidratantes, ajudando a nutrir e a reparar a pele. Proporciona a renovação celular e estimula a regeneração da cútis, podendo ser usado para tratar pele seca, eliminar manchas, suavizar linhas de expressão e diminuir a flacidez.

Nos cuidados com a beleza, também serve como pós-barba, trata pontas ressecadas do cabelo, promove limpeza da pele e pode ser usado como removedor de maquiagem.

Como usar a planta

Seu uso pode ser feito de forma externa, por aplicação, ou de forma interna, por meio da ingestão, que vai depender da finalidade do tratamento.
Relacionado ao uso interno, esta planta pode ser ingerida como salada em uma refeição, mas o recomendável é que seja ingerida sozinha, como primeiro alimento do dia e como o último da noite.
Utilizá-lo como salada é muito simples, sendo necessário apenas algumas folhas bem limpas junto ao resto da refeição. O mais recomendado é que seja ingerido sozinho, durante a manhã na quebra de jejum, ou seja, como primeiro alimento. É recomendada também uma segunda ingestão cerca de uma hora antes de se deitar.

Os chás e sucos feitos a partir das folhas do bálsamo são muito utilizados na medicina brasileira, principalmente para aliviar dores e inflamações gástricas, que devem ser consumidos duas vezes ao dia.

O chá é o mais simples de fazer, basta pegar de três a quatro folhas secas e colocar em água fervente por cinco minutos. Após ter feito isso, é só abafar o chá e esperar esfriar por cinco minutos.

Quando nos referimos ao uso externo, estamos falando de aplicação sobre a pele que está inflamada. Muitas vezes, é produzida uma pomada caseira apenas do bálsamo ou agentes naturais que complementem sua ação, como no caso do alho que é um antibiótico. Para preparar a pomada, é necessário macerar suas folhas para que fique pastosa e que dê para aplicar em toda a região afetada. Este tratamento deve ser feito depois do banho, de pele limpa e de preferência antes de dormir. Para preparar a pomada ou creme de bálsamo, pegamos algumas folhas (cerca de 3-4) e as colocamos em um pequeno recipiente, sendo o mais ideal um pilão bem limpo. Em seguida, utilizamos o macerador ou apetrecho do pilão para pressionar as folhas com força razoável. Faz-se isso até que as folhas comecem a tomar aspecto pastoso e não vejamos mais folhas inteiras.

O óleo de bálsamo também é indicado para aliviar queimaduras, feridas oriundas da gangrena (que causam a morte do tecido por causa da ausência de fluxo sanguíneo), frieiras, pequenos machucados, picadas de insetos, alergias, assaduras, arranhões e até herpes labial. Como já foi dito mais acima, o bálsamo possui um óleo extraído de seu caule que é de efeito hidratante, excelente para nutrir e reparar a pele. Também contribui para a regeneração celular e da cútis, indicado para quem tem pele seca.

Curiosidades do bálsamo


Por se tratar de uma planta milenar, o bálsamo também é citado várias vezes na Bíblia, o livro sagrado dos cristãos. Como exemplo, no livro de Jeremias o profeta teria perguntado com tristeza se não havia nenhum bálsamo de Gileade naquele momento, fazendo menção às suas propriedades curativas.

Contraindicações

bálsamo não possui nenhuma contraindicação apontada pelos nutricionistas e estudiosos, já que se trata de uma opção de remédio naturalMas é melhor não consumir mais de 10 folhas por dia, já que o excesso pode causar desconforto intestinal ou até diarreia. (Além disso, vale lembrar que o consumo exagerado de qualquer coisa, ainda que natural, pode causar reações adversas)

Além disso, antes de usar a planta como aliada para tratar qualquer condição de saúde, o ideal é consultar sua médica ou médico de confiança. O uso do bálsamo não substitui o tratamento clínico indicado, podendo servir apenas como complemento.

No caso de pessoas que usam qualquer tipo de medicamento, também é importante conversar com o profissional que acompanha seu quadro para se certificar de que não existem riscos de interação entre a planta e os remédios que você toma.

Comentários

  1. Amei conhecer melhor o bálsamo, daqui pra frente farei uso constante. Agradeço por tanta informação.

    ResponderExcluir
  2. .O nome para procurar É Bálsamo de Hilead?

    ResponderExcluir
  3. Excelente resumo do Bálsamo. É fácil achar em que regiões do país?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MAIS VISTOS DA SEMANA

Rabo-de-macaco: como criar mudas do cacto pendente

Empadinha sem glúten recheada

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

MAIS VISTOS DA SEMANA

Pão Caseiro Francês

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Salpicão vegetariano

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?