Dicas para Organização da Casa
Organizar espaços pequenos é um desafio!
Mas você pode, em uma única semana, deixar em ordem salas, home offices, banheiros, quartos, armários e cozinhas.
Seguindo as dicas, você estará arrumando os cinco cantinhos mais propícios ao acúmulo de objetos.
E o programa deve ser mantido até que se torne um hábito:
Programe a atividade para alguns dias da semana até que se torne um método automático e, com isso, a organização passe a ser um processo consistente.
Primeiramente, livre-se dos objetos que você não necessita e deixe aqueles que você precisa em locais acessíveis.
E agora sim, vamos começar a organização ↓↓↓
→ Recolha todos os itens que não pertencem ao ambiente, coloque tudo em cestos plásticos, um para cada cômodo da casa;
→ Jogue fora os jornais e revistas antigos que não cabem no revisteiro. Caso colecione revistas, guarde-as em porta-revistas decorativos.
Após essas prímicias,
VAMOS PARA A COZINHA PRIMEIRO :
VAMOS PARA A COZINHA PRIMEIRO :
**** Prepare o terreno! Primeiro, lave a louça e depois limpe o fogão, bancada e armários. Deixe na bancada apenas objetos de uso diário – como cafeteira e espremedor de frutas, se fizer suco todo dia.
→ Organize os armários. Empilhe pratos em um armário de fácil acesso. Para eles não trincarem, a pilha deve ter no máximo 16. Faça pilhas diferentes para pratos rasos e fundos. Empilhe também as tigelas – no máximo três por vez. Copos ficam de cabeça para baixo dentro do armário. Prenda as canecas pela asa em ganchos fixados acima das prateleiras ou na parte debaixo do armário.
Coloque talheres em gavetas com divisórias internas e separe os garfos das facas e colheres. Arrume os recipientes grandes. Instale no armário divisórias verticais e guarde lá frigideiras, formas, travessas e bandejas – assim, fica mais fácil retirá-las. Empilhe as panelas e enfileire suas tampas em uma caixa plástica, da maior para a menor. O material de limpeza deve ir para um cesto plástico sem tampa. Só traga o cesto para cima da bancada quando precisar usar.
→ Crie um local perto da porta de entrada para deixar chaves, celulares, carteiras e correspondência. Pode ser uma bandeja ou tigela que combine com decoração. Ganchos são uma solução.
AGORA VAMOS PARA A SALA E ESCRITÓRIO HOME OFFICE
→ Guarde CDs e DVDs em organizadores ou caixas decorativas.
→ Aprenda novos hábitos : guarde bolsas e casacos assim que chegar da rua. E não deixe chaves e carteiras espalhadas.
→ A mesa do computador deve ter o mínimo possível de objetos. Deixe lá um porta-lápis, uma pasta, fichário ou caixa de entrada e saída para os papéis e uma agenda.
→ Guarde apenas os papéis que vai guardar no trabalho e os indispensáveis, como comprovante de pagamentos de contas (até chegar o comprovante de quitação anual), documentos pessoais, da casa e do carro.
→ Doe os brinquedos sem uso e jogue fora os quebrados. Guarde os brinquedos restantes em caixas diferentes, de acordo com seu tipo. Coloque etiquetas nas caixas para que as crianças saibam onde guardar os brinquedos. Se elas não souberem ler, desenhe o tipo de brinquedo na caixa.
→ Também arrume a cama. “Já é mais de meio caminho andado”Se você não acha difícil por a cama em ordem, facilite: use apenas dois edredons para cobri-la. Quando acordar, bastará esticar os edredons.
→ E antes de dormir, pendure ou guarde as roupas que vai usar novamente – vale à pena instalar ganchos e cabideiros no quarto se você não tiver. As peças sujas devem ir para um cesto ou saco de lavanderia.
→ Separe para doação as roupas que não usa há mais de seis meses. Jogue fora as com defeito. Separe as roupas de calor das de frio e as de trabalho das de passeio ou de ficar em casa. Dobre malhas, roupas de ginástica e camisetas. Elas podem ir empilhadas (em pilhas baixas) nas gavetas e prateleiras. Camisas, vestidos, casacos e ternos ficam em cabides – providencie modelos iguais feitos de plástico ou madeira, que são mais resistentes. Além de separar por estação, organize as roupas segundo uma lógica que você preferir: frequência de uso, tamanho ou cor.
→ Dobre as roupas de cama e organize-as em conjuntos, colocando as fronhas por dentro do lençol. Enrole as toalhas em rolos apertados. Guarde-as em prateleiras ou gavetas.
→ Organize os calçados de forma que você possa ver todos de uma vez.
Adquira o hábito de deixar o suor secar nos sapatos antes de guardá-los. E principalmente, limpe embaixo deles desinfetando totalmente. (Não se esqueça que trazemos muitas bactérias para dentro de casa pelos nossos sapatos).
Não deixe os calçados amassarem. Assim, evite empilhá-los. Se for inevitável, coloque as sandálias sobre os sapatos. Guarde botas com um enchimento dentro – caso tenham cano alto, coloque lá dentro garrafas PET com um pesinho. Outra opção é guardá-las presas a um cabide com presilhas ou pregadores.
→ Diminua o número de objetos no criado-mudo ou na cômoda.
FINALMENTE, O BANHEIRO ...
→ Primeiro, tire todos os produtos dos armários, prateleiras e bancadas. Descarte embalagens vazias, produtos abertos há mais de seis meses, fora da validade ou que não usa.
→ Separe os produtos de uso diário, como pasta de dentes, escova, desodorante de protetor solar. Guarde-os em uma bandeja sobre a bancada, para tornar a limpeza mais fácil. Deixe as escovas em um recipiente tampado, ou com protetores plásticos.
→ Só deixe no box os produtos usados durante o banho. Troque as esponjas do box a cada dois meses, evitando fungos e bactérias.
→ Divida os produtos que sobraram em categorias – por exemplo, produtos para unhas, cabelos, corpo ou dentes. Coloque-os em divisores de gavetas com rótulos ou caixinhas de plástico ou papelão. Mantenha um estoque de materiais de higiene no banheiro.
→ Escovas, pentes e secadores de cabelo podem ir para gavetas. Se o banheiro não tiver espaço, guarde em caixas de plástico transparente abaixo da pia. Outra opção é guardá-los em gaveteiros com rodinhas. Também vale pendurar o secador em ganchos instalados no azulejo ou na porta do armário.
Adorei suas dicas obrigada bjos
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