Como Fazer Chá de Salsa – Receita e Dicas

Vamos conferir mais abaixo como fazer chá de salsa, mostrando como preparar para melhores resultados e sabor. Você verá as receitas mais consumidas, os principais benefícios do chá de salsa e algumas dicas especiais.

Você provavelmente utiliza salsa para temperar carnes, para aromatizar sopas e outras receitas, mas você já pensou em utilizar a salsa para preparar chá? É uma forma nada convencional de preparo, mas que pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e também emagrecimento.

A salsa ou salsinha é um poderoso diurético, que ajuda a reduzir o inchaço, contém vitamina C, K, B12, A e minerais como ferro, fósforo e cálcio. A erva é originária do Mediterrâneo e utilizada como importante diurético, ou seja, sabe-se que pode ajudar na eliminação de inchaço ao reduzir a retenção de líquido, ajudando a emagrecer.

Porém, existem muitos outros benefícios atrelados à salsa, como por exemplo sua ação no tratamento de anemia, ação anti-inflamatória e auxílio no combate à osteoporose.


Benefícios do chá de salsa – para que serve 

  • Ajuda a combater o câncer: A presença da miristicina ajuda a inibir tumores cancerígenos. Trata-se de um alimento quimiopreventivo.
  • Poder anti-inflamatório: O chá de salsa, por ser rico em vitamina C, pode tratar distúrbios inflamatórios. Ajuda na prevenção da osteoartrite quando consumido com frequência. A celulite causada pela inflamação também pode sumir.
  • Ação antioxidante: O chá também combate doenças ligadas ao envelhecimento precoce das células e ajuda na eliminação de toxinas prejudiciais.
  • Melhora do sistema imunológico: A presença de vitamina A e C ajuda a aumentar a defesa do organismo e prevenir várias doenças. A vitamina C é eficiente em aumentar a capacidade do corpo de reparar feridas e manter ossos e dentes saudáveis.
  • Evita doenças do coração: A presença de ácido fólico controla a homocisteína no organismo que, em quantidades altas pode levar a doenças do coração (ataque cardíaco, derrame e aterosclerose).
  • Atenua fadiga: O ferro e vitamina C ajudam a reduzir cansaço, fadiga e combate anemia.
  • Poder de renovação: A clorofila presente na salsa ajuda a manter cabelos, unhas e pele mais saudáveis.
  • É diurético: Ao estimular o funcionamento dos rins e a circulação em geral, esse chá ajuda a eliminar as toxinas do organismo com sua ação diurética. Ajuda a combater e a eliminar infecções urinárias, já que ajuda a expulsas microorganismos presentes na bexiga.
  • Atenua cólicas: Mulheres que sofrem de cólicas menstruais podem se sentir aliviadas, pois esse chá alivia os sintomas da cólica menstrual. Isso se deve à sua atuação calmante e relaxante, que alivia dores pelo corpo.
  • Melhora digestão: Ao estimular a produção de mais saliva e de enzimas que atuam na digestão e combatem a sensação de estufamento e azia após refeições. Diminui também a acidez do estômago, tratando problemas estomacais.
  • Evita mau hálito: Quem sofre com isso sabe o quão inconveniente é, porém, uma forma natural de tratar o problema é com o chá de salsa, pois a clorofila ajuda a trazer um hálito mais saudável e agradável.
  • Previne doenças: A ingestão desse chá garante um sistema imunológico muito mais fortalecido, evitando problemas como gripes, resfriados e infecções diversas.

Chá de salsa emagrece? 

O chá de salsa ajuda a emagrecer devido às suas propriedades diuréticas. A retenção de líquido é diminuída, eliminando inchaço. Por melhorar funcionamento de rins e fígado, o chá de salsa promove uma melhor digestão, e assim, elimina gordura do corpo. Esse chá também promove sensação de saciedade, fornecendo saciedade ao longo do tempo e evitando o consumo de comidas calóricas em excesso.

O efeito relaxante do chá de salsa ainda ajuda a reduzir a ansiedade e, portanto, a compulsão por comida. A vontade de comer por tédio, irritabilidade ou depressão também é evitada, assim é muito mais fácil manter o peso ideal, pois um dos fatores que mais levam a engordar é a ansiedade.

A salsinha contribui na eliminação de líquidos e de toxinas, estimulando o metabolismo, ajudando no funcionamento dos órgãos, e desta maneira, na queima de gordura.


Como fazer o chá de salsa – Receita e como preparar

Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de salsa. Aprenda como fazer o chá de salsa para o máximo em benefícios e sabor:

1. Receita de chá de Salsa Simples

Separe um maço de salsa (ex: 5 ramos) e lave bem. Deixe-os bem picados. Leve duas colheres de salsa em uma panela com 500 ml de água filtrada e deixe ferver por cerca de 5 minutos com a tampa. Passado esse tempo, desligue o fogo e deixe tampado por mais 10 minutos. Sirva o chá natural ou adoçado com mel. Beba duas vezes por dia. Se quiser, pode adicionar gotas de limão para realçar o sabor.

2. Receita de chá de Salsa com Gengibre

Ingredientes:

  • 5 ramos de salsa;
  • 1 litro de água;
  • 1 pedaço de gengibre de 4 cm.

Modo de preparo:

Lave a salsinha e gengibre. Corte o gengibre e reserve. Leve o gengibre na água para ferver, quando ferver deixe por 5 minutos e adicione a salsa. Desligue, tampe e deixe descansar por 20 minutos. Coe. Deve ser consumido três xícaras ao dia.

3. Receita de chá de Salsa com Limão

Ingredientes:

  • 5 ramos de salsa;
  • 1 litro de água;
  • suco de 1 limão;
  • mel para adoçar.

Modo de preparo:

Lave bem os ramos de salsa, leve a uma panela com água fervente. Deixe a salsa ferver, desligue, adicione o limão e tampe por 10 minutos. Sirva coado e adoçado.

4. Receita de chá de Salsa com Canela

Ingredientes:

  • 5 ramos de salsa;
  • 1 litro de água;
  • 1 pau de canela.

Modo de preparo:

Leve a água para ferver com a salsa previamente lavada e a canela. Deixe ferver por 5 minutos. Coe e sirva. A canela ajuda a acelerar o metabolismo.


Cuidados e dicas

O chá de salsa pode ser consumido 4 vezes ao dia, sendo que o primeiro copo de 250 ml deve ser ingerido em jejum logo pela manhã. O segundo pode ser antes do almoço, o terceiro na hora do almoço e o quarto, depois do jantar.

Pode ser consumido por 5 dias consecutivos, mas depois o ideal é fazer uma pausa e repetir novamente depois de passados 20 dias. Evite consumir o chá se estiver grávida, já que pode causar contrações uterinas e induzir ao parto. Em estágios iniciais de gravidez, a ingestão desse chá pode levar a um aborto. Evite consumir antes de dormir, pois pode causar insônia.


Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Rabo-de-macaco: como criar mudas do cacto pendente

Empadinha sem glúten recheada

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Pão Caseiro Francês

Salpicão vegetariano

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?